A Atech S.A., empresa do Grupo Embraer, apresenta durante o World ATM Congress 2020, que acontece de 10 a 12 de março, em Madri (Espanha) a mais nova versão do produto SKYFLOW, o SKYFLOW Cloud, desenvolvido para as plataformas em nuvem.
O SKYFLOW é o sistema avançado de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo desenvolvido para o mercado global. Com a nova versão em nuvem, a Atech busca potencializar o acesso de mais países a um sistema próprio de gestão do espaço aéreo local, atendendo às necessidades e as especificidades de cada país com investimentos e custos de manutenção menores.
Atualmente, apenas sete regiões em todo o mundo contam com sistemas próprios de gerenciamento de fluxo. Além do Brasil e da Índia, que contam com sistemas desenvolvidos pela Atech, apenas Estados Unidos, Europa, Japão, Austrália e África do Sul possuem sistemas semelhantes.
O sistema SKYFLOW integra, entre outros, diferentes informações das companhias aéreas, aeroportos, órgãos de controle, reguladores, meteorologia, posicionamento de aeronaves, planos de voo, espaço aéreo e comunicação, essenciais para a otimização do fluxo de tráfego aéreo. Com esta integração, o sistema permite que os órgãos de controle do tráfego aéreo atuem para equilibrar a demanda de voos com a capacidade operacional, a fim de garantir a segurança das operações, a regularidade e pontualidade dos voos.
Ao hospedar o sistema em nuvem, o SKYFLOW Cloud diminui os prazos de implantação, otimizando o início das operações no país interessado na solução. Além disso, os investimentos com infraestrutura, manutenção e estrutura operacional são drasticamente reduzidos.
SKYFLOW na Índia
A versão on premises do SKYFLOW está em operação plena na Índia. Entre as vantagens do sistema estão: redução dos atrasos nos voos; melhorias na malha aeroviária da Índia; economia de combustível das aeronaves; melhor coordenação do tráfego aéreo; maior segurança e eficiência nos voos. Além disso, o SKYFLOW permite que o país atenda ao crescente aumento da demanda, que gira em torno de 187 milhões de passageiros, de acordo com dados de 2017-2018.
O SKYFLOW foi desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, tendo sido escolhido pela Airports Authority of India (AAI) por apresentar uma solução competitiva e de excelência técnica, customizada às necessidades do setor aeronáutico indiano.
Fruto de uma visão estratégica do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o Brasil opera desde 2012 no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) o sistema avançado de gestão de fluxo de tráfego aéreo, SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), um dos sistemas pioneiros de gestão de fluxo aéreo no mundo. O SIGMA foi desenvolvido pela Atech em parceria com o DECEA, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB).