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 Atech apresenta soluções em ATM na 14ª Conferência de Navegação Aérea

Público terá oportunidade de conferir o abrangente portfólio de soluções para gestão e controle do espaço aéreo

A Atech, empresa do Grupo Embraer, participa da 14ª Conferência de Navegação Aérea, um dos principais eventos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que acontece em Montréal, no Canadá, de 26 de agosto a 6 de setembro.

A companhia vai contribuir com as discussões sobre “Melhoria de Desempenho Impulsionando a Sustentabilidade”, tema da conferência.

A Atech é uma das poucas empresas brasileiras que estarão no evento. A companhia demonstrará os produtos ATM, da família Makron, um conjunto de soluções para gerenciamento e controle do espaço aéreo. Entre as tecnologias, está a Plataforma Única de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (SingleATM Platform), desenvolvida em parceria com a CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), da FAB (Força Aérea Brasileira).

A Plataforma Single ATM será responsável por aumentar o nível de segurança cibernética dos sistemas ATM, aderindo aos padrões internacionais, podendo ser hospedada em um hardware local ou em uma nuvem privada ou pública. “Estamos desenvolvendo uma plataforma personalizada para atender ao DECEA, para integração e modernização dos programas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A Plataforma SingleATM também será adequada para qualquer ANSP (Air Navigation System Provider) do mundo”, destaca Edson Fagundes, Gerente de Negócios ATM da Atech.

Com uma reputação consolidada no Brasil, a Atech mantém uma parceria estratégica de longa data com o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), sendo responsável pelo desenvolvimento e atualização dos principais sistemas brasileiros de gerenciamento de tráfego aéreo, como o sistema ATC SAGITARIO, o sistema ATFM SIGMA, o simulador ATC PLATAO, a plataforma SWIM AQUILA, o AMHS, entre outros.

ATM Automation System

Na Conferência, a Atech também demonstrará o ATMAS (ATM Automation System), um modelo “ATC as a service”, onde o sistema de gerenciamento de tráfego aéreo é disponibilizado para o ANSP sem a necessidade de o ANSP adquirir hardware ou infraestrutura de suporte. Além da implantação, a companhia também é responsável pelo suporte, assistência técnica e todos os reparos necessários no hardware e no sistema, sem custo adicional para o cliente, que paga por uma assinatura durante o período contratual.

Em todo o mundo

Além de liderar os avanços tecnológicos em ATM no Brasil, a Atech tem forte presença no mercado internacional, com suas tecnologias e sistemas sendo utilizados na América Latina, África e Índia. Entre os produtos no mercado global, estão os produtos Skyflow (ATFM) e Leo (IFPS) na Índia, ambos adaptados às necessidades específicas do país e em conformidade com as normas do Eurocontrol.

Família Makron

A Atech fornece um conjunto completo de soluções de gerenciamento aéreo que permite que os ANSPs forneçam serviços de navegação aérea da decolagem ao pouso, gate-to-gate, oferecendo o máximo de segurança, confiabilidade e eficiência. O portfólio de produtos ATM da família Makron inclui:

SKYFLOW (ATFM): Projetado para calcular a demanda e o equilíbrio da capacidade do espaço aéreo com base nos elementos regulamentados. O ambiente CDM (Collaboration Decision Making) permite que as partes interessadas planejem o equilíbrio do espaço aéreo estrategicamente, bem como durante as fases pré-tática e tática, em que o TMI (Traffic Measurement Initiatives) pode ser aplicado para manter o equilíbrio do espaço aéreo.

SAGITARIO (ATC): É uma solução ATC moderna e integrada que fornece um conjunto de ferramentas operacionais aos controladores de tráfego aéreo para apoiar seus processos de tomada de decisão. O sistema oferece consciência situacional precisa proveniente de vários tipos de sensores, planos de voo e informações meteorológicas para fornecer consciência situacional abrangente ao ATCO.

PLATAO (SIMULADOR DE ATC): Um sistema de simulador que oferece suporte a treinamento e simulações para controladores de tráfego aéreo. Ele permite que o instrutor explore o maior número possível de cenários operacionais diferentes, tornando os trainees mais experientes em situações reais.

LEO (IFPS): Esse sistema de plano de voo inicial foi desenvolvido para centralizar, processar e distribuir os planos de voo para as partes interessadas envolvidas. Ele pode ser integrado ao aplicativo eFPL JANUS, um aplicativo de preenchimento de planos de voo para dispositivos móveis, que elimina erros e aumenta a segurança e a agilidade do envio de planos de voo.

JANUS (AMHS): Com base em uma tecnologia robusta e agrupada, fornece serviços ininterruptos de mensagens para vários assinantes interconectados. Com base em uma interface amigável, os agentes de usuário podem enviar/receber vários tipos de mensagens ATS com base em formulários pré-formatados.

COSMOS (R-AFIS): Oferece recursos especificamente projetados para fornecer serviços de informações de voo como um AFIS (Aerodrome Flight Information Service) para aeródromos em locais remotos, otimizando o uso de pessoal operacional especializado.

AURA (OPMET): É um repositório de informações meteorológicas no qual os agentes relatam periodicamente as condições meteorológicas de uma determinada área, que podem ser acessadas pela aviação geral e pelas companhias aéreas.

AQUILA (SWIM): É uma plataforma para fornecer interoperabilidade entre diferentes sistemas ATM, harmonizando as informações para diferentes partes interessadas, usando padrões internacionais para publicação e consumo de informações.

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