Nos últimos dois dias, surgiram imagens de satélite que revelam os danos causados pelos ataques ao aeródromo de Belbek, oferecendo uma visão detalhada do impacto.
Essas informações foram divulgadas pelo site Militarnyi e compartilhadas no canal do Telegram da Rádio Liberdade na noite de 16 de maio de 2024.
As imagens de satélite destacam várias áreas atingidas, apresentadas em uma animação que contrasta as fotos “antes” e “depois” dos ataques. São perceptíveis pelo menos quatro pontos de impacto: três em estacionamentos de aeronaves e um em um armazém.
Antes do ataque em larga escala, que ocorreu entre os dias 14 e 15 de maio, a instalação abrigava um esquadrão russo de caças Su-27, um voo de caças Su-35 e interceptores MiG-31.
As imagens indicam que alguns desses aviões foram possivelmente danificados ou destruídos. Segundo fontes russas em postos públicos, dois interceptores MiG-31, um sistema antiaéreo S-400 e um armazém com combustível e lubrificantes foram danificados ou destruídos. Quanto ao S-400, existe uma foto da estação de radar destruída, mas a condição do lançador do complexo permanece incerta.