O ministro da Defesa da Alemanha, Thomas de Maizière, sublinhou a necessidade de dotar o Bundeswehr, o exército federal, de aviões não tripulados ou drones de combate para melhorar a capacidade operacional das forças armadas germânicas. "Temos uma lacuna de capacidade que desejamos preencher", afirma De Maizière em declaração ao canal do governo federal no YouTube, publicadas hoje, nas quais anuncia que esse armamento de nova geração será desenvolvido em cooperação com a França.
Quanto às dúvidas morais pelo uso desse tipo de arma, o titular germânico de Defesa diz que "um avião não-tripulado é jurídica, ética e tecnicamente igual a uma nave com tripulação". Nesse sentido, o político ressalta que a decisão final de utilizá-lo para um ataque também sempre afeta uma pessoa, na hora de fazer uso de mísseis ou foguetes.
Segundo Maizière, os drones armados têm como finalidade proteger os soldados em situações de perigo, e o ministro comenta que sua precisão e rapidez são duas das grandes vantagens dessa tecnologia. Até o momento, o Bundeswehr só utiliza drones de reconhecimento, como no Afeganistão, comenta o ministro germânico, que lembra que esses equipamentos não têm armamento e não servem para apoiar as tropas em terra.