A Airbus na América Latina obteve recorde na entrada de encomendas de 100 aeronaves comerciais, avaliadas em US$ 9,5 bilhões brutos em valor de tabela, fazendo de 2011 o ano de maior sucesso na história da companhia.
Em 2011, a participação da Airbus no total de vendas de aeronaves (acima de 100 assentos) para a região alcançou 91 por cento. Os pedidos de aeronaves incluíram 20 A320neo da LAN (primeiro cliente do A320neo na região); 32 da Família A320 da TAM (22 A320neo e 10 da Família A320); quatro A330-200Fs da Avianca (primeiro cliente cargueiro da região) e 44 da Família A320 da Volaris (30 A320neo e 14 A320), a maior encomenda de aeronaves na história do México.
“Não há como negar que o A320neo foi a estrela para a Airbus em 2011”, disse Rafael Alonso, vice presidente executivo da Airbus na América Latina. “Está claro que a eficiência de combustível e confiabilidade imbatíveis do A320 tornaram-se irresistíveis para nossos clientes latino-americanos”.
A Airbus também entregou 45 aeronaves na região, totalizando 8% de todas as entregas da Airbus no mundo. Em 2012, a Airbus espera continuar a mesma taxa de entrega.
“Nosso sucesso acontece em uma época quando o PIB da região está crescendo mais rapidamente que a média mundial e espera-se que a classe média cresça 75% nos próximos 20 anos”, disse Alonso.
O recorde de vendas anterior da Airbus na América Latina foi em 1998, quando a Airbus obteve 94 encomendas líquidas. Naquele mesmo ano, a Airbus impulsionou sua presença na América Latina, quando a TAM, a LAN e a TACA firmaram um pedido em conjunto para um total de 90 aeronaves de corredor único, tornando-o, na época, a maior encomenda já assinada na história da aviação comercial na América Latina. Desde então, as três companhias aéreas, em conjunto, adquiriram mais de 400 aeronaves da Família A320, reconhecida como a família de aeronaves de corredor único referência de mercado.
Até hoje, a Airbus vendeu 666 aeronaves na América Latina e tem uma carteira de 351. O número de aeronaves Airbus em operação em toda a América Latina e Caribe atinge 435 unidades. Nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou sua frota em serviço, enquanto entrega mais de 60% de todas as aeronaves em operação na região.
Mais de 8.300 aeronaves da Família A320 já foram encomendadas e em torno de 5.000 entregues a mais de 340 clientes e operadores em todo o mundo, reafirmando sua posição como a família de aeronaves de corredor unido líder de vendas no mundo. O A320neo tem mais de 95% de similaridade estrutural, tornando-o fácil encaixe em frotas existentes enquanto oferece até 500 milhas náuticas (950 quilômetros) a mais de alcance ou duas toneladas a mais de carga paga em um dado alcance.
O A320neo é uma nova opção de motor para a Família A320, que entrará em serviço a partir de 2015 e incorpora a última geração de motores e grandes dispositivos de ponta de asas chamados “Sharklets”, que juntos oferecerão 15% em economia de combustível. A redução em queima de combustível é equivalente a 1,4 milhão de litros de combustível – o consumo de 1.000 carros de porte médio, economizando 3.600 toneladas de CO2 por aeronave por ano. As emissões de NOx do A320neo estão 50% abaixo do CAEP/6, e essa aeronave também possui pegada de ruído consideravelmente menor