151 Cadetes do Primeiro Esquadrão participaram do treinamento para abandono de aeronave em voo de forma segura
Agência Força Aérea – AFA, por Tenente Nathalia Pandini
A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, no período de 11 a 24/03, a Instrução de Salto de Emergência (ISE) para 151 Cadetes do Primeiro Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER), Turma Uiraçu, dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. Após concluírem com aproveitamento a Instrução, os Cadetes receberam o Distintivo de Paraquedismo, na quinta-feira (04/04), em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Academia, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo.
A atividade é obrigatória a todos os militares que estão em formação na Academia e tem o objetivo de capacitar o futuro Oficial para situações de evacuação emergencial de uma aeronave militar em voo com segurança.
Durante a semana que antecedeu o salto, os Cadetes receberam instruções teóricas e práticas, como exercícios dos procedimentos a serem realizados dentro e fora da aeronave, treinamento das técnicas de salto, saída da aeronave e chegada ao solo. Todas as atividades foram conduzidas por militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) – o PARA-SAR, militares paraquedistas da AFA, sendo coordenada pela Seção de Instrução Militar do CCAER.
O Comandante do CCAER, Coronel Aviador Allan Domingues de Mendonça, destacou a importância da realização da atividade na formação do futuro Oficial. “Para atingir esse grande objetivo, vocês demonstraram coragem para encarar o desconhecido, esforço para vencer suas limitações e espírito de corpo para suplantar os obstáculos que não resistem à força da união de verdadeiros irmãos de farda”, afirmou.
No final de uma semana de treinamentos intensos, os Cadetes ficaram aptos a realizar o salto em voo, em zona de lançamento situada no interior da AFA a partir de uma aeronave C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça – com o apoio de uma aeronave C-95 Bandeirante do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3°ETA).
Fotos: AFA