Suboficial Reginaldo, Tenente Adauto Fraga E Capitão Monteiro
O Segundo Grupo de Defesa Antiaérea (2º GDAAE), sediado na Ala 8, em Manaus (AM), realizou, nesta sexta-feira (30), a cerimônia militar alusiva ao sétimo aniversário de criação da Unidade.
O Grupo Ajuricaba, como é conhecido, tem por missão planejar, coordenar, executar e controlar ações de defesa antiaérea, a fim de contribuir para a defesa aeroespacial brasileira.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, e contou com a presença de diversas autoridades militares da Guarnição de Manaus.
Durante o evento, foram entregues as premiações ao Graduado Padrão, Sargento Rafael Brodbeck Vilanova, e ao Praça Padrão, Cabo Venilson Silva de Andrade, pelo excelente desempenho e pelo elevado padrão de comprometimento com a missão do Grupo.
Também foi entregue a Comenda de “Ajuricaba Honorário” aos militares da Guarnição que contribuíram com a missão do 2° GDAAE.
Na cerimônia, foi entregue a Menção Destaque Operacional Platina do Comando de Preparo aos Suboficiais Messias de Oliveira Amorim e Francisco Reginaldo Rodrigues da Silva.
A “Menção Destaque Operacional” é uma distinção com o objetivo de enaltecer e valorizar os militares que são distinguidos no exercício de sua profissão, prestando relevantes serviços ao Comando de Preparo.
A Menção Destaque Operacional Platina outorgada aos Graduados obedeceu, de acordo com a diretriz em vigor, os seguintes critérios para concessão: estar classificado no excelente comportamento; ter obtido a menção ouro; e ter, no mínimo, vinte e cinco anos de tempo de permanência servindo no COMPREP ou em Organização Militar subordinada.
O Comandante do 2º GDAAE, Tenente-Coronel de Infantaria Fábio Freixo, agradeceu a todos que têm contribuído para o cumprimento da missão, ressaltando os desafios encontrados e o elevado grau de profissionalismo de seus integrantes.
"Cabe destacar que o pioneirismo não vem por acaso, só foi possível graças ao entusiasmo e abnegação dos Ajuricabas, de ontem e de hoje, e a todo o suporte operacional sempre dispensado pela Primeira Brigada de Defesa Antiaérea", disse o Comandante do Grupo Ajuricaba.
Fotos: Soldado Helisson / 2º GDAAE