O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) participou, no período de 6 a 10 de agosto, do adestramento promovido pelo Exército Brasileiro no município de Acará-PA.
A atividade denominada “Operação Acará” teve como objetivo preparar as subunidades (companhias, pelotões e esquadras de tiro) do 2ºBtlOpRib e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva no ambiente de selva com características ribeirinhas.
Durante o treinamento, os militares realizaram formações e deslocamentos fluviais de tropa, patrulha ribeirinha, estabelecimento de bloqueios fluviais e ações terrestres em ambiente urbano como controle de trânsito e segurança de instalações.
A “Operação Acará” foi dividida em quatro fases: na primeira, foram planejadas ações no contexto fluvial voltadas para o emprego de Tropas contra as Forças Irregulares/Especiais.
Na etapa seguinte, foram aplicadas atividades no cenário terrestre para o emprego limitado da Força com instruções de patrulhas de combate e infiltração na selva.
Na terceira fase, as ações englobaram a garantia de votação e apuração eleitoral com foco no município de Acará, distante a 115 quilômetros da capital paraense.
A última parte da operação foi marcada pela desmobilização do pessoal e material.
O Comandante do 2ºBtlOpRib, Capitão de Fragata Celio Litwak Nascimento, destacou a importância do adestramento. “Foi uma oportunidade ímpar a interação das tropas da Marinha e do Exército, pois contribuiu para o aprimoramento das ações conjuntas e para compartilhar técnicas e táticas comuns às Forças coirmãs. Também serviu para difundir a doutrina do Corpo de Fuzileiros Navais empregada em situações similares”, finalizou.
Militares do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas e do 2º Batalhãode Infantaria de Selva durante a “Operação Acará”