COBERTURA ESPECIAL - Astros 2020 - Terrestre

29 de Abril, 2019 - 19:00 ( Brasília )

Cmdo Art Ex - Assume Gen Bda Valerio Lange




No dia 26 de abril 2019, foi realizada no 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, "Grupo Visconde de São Leopoldo", a Solenidade de Passagem de Comando do Comando de Artilharia do Exército do Comando Militar do Sul (CMS), do Coronel Eduardo Gonçalves de ARAUJO (Interino) para o General-de-Brigada Valério Luiz LANGE.

A Cerimônia foi presidida pelo General-de-Exército Geraldo  MIOTTO Comandante do CMS. Prestigiaram o evento o General-de-Exército José Carlos De NARDI, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), entre os anos de 2010 e 2014, e o General-de-Exército Carlos BOLIVÁR Goellner, Comandante do Comando Militar do Sul, entre os anos de 2011 a 2014, Oficiais-Generais da ativa e da reserva, Comandantes de Organizações Militares e convidados.

Também presente o Gerente do Programa Estratégico do Exército (PEE) ASTROS 2020, Gen Bda R1 José Júlio Dias BARRETO, e representantes da indústria: Leandro Villar, Marcos Agmar e Fernando Ikedo da AVIBRAS Aeroespacia; Gen R1 Antonio Luiz da Costa Burgos da RUAG; José Antonio Pires Barbosa NEXTER/TELEMATICS, e Cel R1 Roberto Carvalho e Lídio A. Felix da RC Consultoria.

Gen Valerio Lange: Formação e Experiência

O Exército Brasileiro continua no processo de formação do Comando da Artilharia, do Forte de Santa Bárbara (FSB) e o desenvolvimento do Programa Estratégico do Exército (PEE) ASTROS 2020. A posse do Gen Bda Lange é um ponto importante pela formação e experiência, Graduado na Arma de Artilharia pela AMAN (1989), de Organização, Preparo e Emprego de Sistema Lançadores de Mísseis e Foguetes (CIArtMslFgt). É doutor na turma pioneira em Ciências Militares pela ECEME (2007), com ênfase no relacionamento entre o Exército e a Base Industrial de Defesa.

E pela experiência profissional:  Serviu como oficial subalterno e capitão no Regimento Mallet (Santa Maria, RS) e no Grupo Barão de Jundiaí (SP), oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto à empresa AVIBRAS Aeroespacial (São José dos Campos, SP), Supervisor do Projeto Estratégico do Exército (PEE) ASTROS 2020, e comandou a 1ª Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes  em Brasília, DF, no biênio 2001-2002 e o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (GLMF) e Campo de Instrução de Formosa (GO).

Nota: Não é por acaso que os mais experientes operadores do ASTROS estavam presentes no evento. O experiente Cel R1 Carvalho (um dos pais do ASTROS II) e o próprio Gen Bda Lange com centenas de disparos de foguetes. A presença em peso da AVIBRAS Aeroespacial e o Gerente do PEE ASTROS 2020 Gen Bda R1 José Júlio Dias BARRETO mostram a relevância do evento.

 

A partir da Esq. Gen Bda R1 Julio BARRETO (PEE ASTROS 2020),  Gen Bda LANGE,  Cel R1 CARVALHO, Gen Ex MIOTTO (CMS), Cel R1 Simon Sampedro  e  Leandro Villar (AVIBRAS) Foto DefesaNet




A partir da Esq: Leandro Villar (AVIBRAS), Cel R1 Simon Sampedro  Cel CARVALHO, Gen Ex De NARDI, Gen Bda LANGE, Sr Lído Felix,  Sr Agmar (AVIBRAS) e Gen Burgos (RUAG) Foto DefesaNet



O Brinde do Copo d´Água

Na Guerra do PARAGUAI, a água era de difícil obtenção, pois o campo de batalha era pantanoso e as águas dos seus rios estavam contaminadas pela cólera. Para manter a saúde das tropas brasileiras, trazia-se água do Brasil.

A água pura, vinda de longe, tornou-se um artigo de luxo às tropas brasileiras, no Campo de Batalha do Paraguai.

Consciente disso, e com o intuito de unir sua tropa, o então Tenente-Coronel MALLET, após conquista de objetivos militares ou após um exaustivo dia de trabalho, reunia seus subordinados e oferecia a todos um Brinde com a tão valiosa bebida, a ÁGUA.

Da mesma forma, sempre que pessoas ilustres o visitavam em seu acampamento, MALLET oferecia como brinde o bem mais valioso que ele possuía em campanha: a ÁGUA !!!

Nesta manhã, o nosso “Brinde do COPO D´Água” reverencia a memória do nosso Patrono da Artilharia, o Marechal MALLET, e homenageia o Comando da ARTILHARIA de EXÉRCITO do COMANDO MILITAR DO SUL, Artilharia Divisionária Marechal Gastão de Orleans !!! 

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Russia Docs

Russia Docs

Última atualização 03 DEZ, 11:11

MAIS LIDAS

Astros 2020