O presidente da República, Nicolás Maduro, deu posse aos novos comandantes da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB), no “Patio de Honor” da Academia Militar, no Fuerte Tiuna, na quinta-feira, 11 de Julho.
Estas alterações seguem-se após as mudanças efetuadas nas Forças Armadas quando muitos oficiais participaram das eleições estaduais, indicados candidatos ainda pelo ex-presidente Hugo Chávez.
O Almirante Diego Molero, até então ministro do Poder Popular para la Defensa, entregou o estandarte ao presidente da República, Nicolás Maduro, e este deu posse para a nova ministra da Defesa a almirante Carmen Meléndez.
A sua passagem de comando foi com estas palavras: “¡Chávez vive! Independencia y patria socialista.” Seguiu com as palavras: “el mando de este Ministerio del Poder Popular para la Defensa, cargo que desempeñé con honestidad y sinceridad, y sobre todo con muchísima lealtad infinita a la Constitución, al pueblo venezolano y al Gobierno revolucionario inicialmente por nuestro comandante supremo Hugo Chávez y posteriormente por usted mi comandante”.
A nova ministra da Defesa é a Almirante Carmen Meléndez, que recebeu o estandarte do Ministério da Defesa do Presidente Maduro.
“Recibo este estandarte con honor y abnegación de cumplir con todas las funciones encomendadas por nuestro pueblo, por nuestra patria y por nuestra Fuerza Armada Nacional Bolivariana“.
A nova Ministra
Carmen Meléndez, é a primera almirante da Venezuela, quinta de 11 irmão. Ela foi promovida por Chávez, em 19 de novembro de 2012, e é agora nova ministra de Defesa.
Meléndez nasceu em 03 de novembro de 1961. Não tinha intenção de ser militar, mais aos 18 anos, quando um oficial visitou seu colégio e palestrou sobre a academia militar da Armada. Tem três filhos com 27, 22 e 15 anos.
Meléndez esteve na segunda turma da Escuela Naval, que incluía mulheres. É especialista em Administração e Logística Naval. Em 5 de julho, o presidente da República, Nicolás Maduro Moros, a promoveu ao cargo “de almirante en jefa de las Fuerzas Armadas”, e também designada como ministra da Defesa.
O Embaixador
O Almirante Diego Molero, até então ministro do Poder Popular para la Defensa, será o novo embaixador da Venezuela em Brasília DF. A indicação de Molero para o cargo de embaixador foi muito contestada em Caracas pela oposição.
Não há informação se o Itamaraty já concedeu o "agreement" para o Alm Molero.
Os demais comandos da FANB
Na oportunidade também assumiram os demais comandantes da Fuerza Armada Nacional Bolivariana(FANB)
CEOFANB (Comando Estrategico Operacional de la Fuerza Armada Nacional Bolivariana.)
Sai Gen Wilmer Barrientos assume como Ministro del Despacho de la Presidencia
Assume – Gen Vladimir Padrino López.
Ejército
Sai Mayor General Alexis López Ramírez
Assume General del Ejército Carlos Alcalá Cordones
GNB (Guardia Nacional Bolivariana)
Sai M/G Juan Francisco Romero Figueroa
Assume – M/G Justo Noguera Pietri
Armada Bolivariana
Sai Almirante Diego Guerra Barreto
Assume Almirante Gilberto Pinto Blanco
Aviación Militar Bolivariana
Sai Mayor General, José Gregorio Pérez Escalona
Assume Giusseppe Yoffreda Yorio
Milicia Bolivariana
Sai Mayor General Gustavo Enrique González López
Assume Mayor General José Antonio Briceño Moreno