Donald Trump viaja ao Iraque, de surpresa, para visitar militares na noite de Natal
Presidente dos EUA estava acompanhado da primeira dama, Melania. Foi a primeira visita de Trump a militares norte-americanos em atividade em outros países.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajou para o Iraque na noite de segunda-feira (24) para uma visita de Natal surpresa aos militares norte-americanos em missão país. Ele desembarcou acompanhado da primeira dama, Melania Trump. A informação é da secretária de Imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders.
"O presidente Trump e a primeira dama viajaram ao Iraque na noite de Natal para visitar nossos soldados e a liderança militar sênior para agradecê-los pelo trabalho, sucesso e sacrifício, além de desejá-los um feliz Natal", tuitou Sanders.
De acordo com a agência Reuters, Trump afirmou que não tem planos de retirar os militares que estão no Iraque. Ele disse, inclusive, que poderia usar o território iraquiano como base "para se quisermos fazer alguma coisa na Síria".
Dias antes, Trump anunciou a retirada de militares dos EUA que estão na Síria e no Afeganistão – medida criticada inclusive dentro do governo norte-americano e que levou o chefe do Pentágono, Jim Mattis, a pedir demissão do cargo.
Visitas de presidentes a militares
Foi a primeira visita de Trump a militares norte-americanos a postos em outro país e em área de combate, informou o "New York Times" – algo que é praxe entre os presidentes dos EUA.
President @realDonaldTrump speaks to U.S. troops in Iraq. #TrumpTroopsVisit #USA pic.twitter.com/9CSdO8AwWD
— Sarah Sanders (@PressSec) 26 de dezembro de 2018
.@FLOTUS Melania and I were honored to visit our incredible troops at Al Asad Air Base in Iraq. GOD BLESS THE U.S.A.! pic.twitter.com/rDlhITDvm1
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 26 de dezembro de 2018
Em uma manobra diversionista que aparentement funcionou bem a assessoria da Casa Branca colocava tuites nas contas de Melania e Trump mostrando que os dois estavam em atividade natalinas em Wahington DC.
Helping children across the country track #Santa is becoming one of my favorite traditions! @Potus and I enjoyed working with @NORADSanta – #ChristmasEve pic.twitter.com/CYNkARbFaI
— Melania Trump (@FLOTUS) 25 de dezembro de 2018
Naquele momento o casal voava para o Iraque.
Coube aos spotters (observadores de atividades aéreas) rastrearem uma aeronave VC-25 (B747-200) USAF com o Callsign RCH358. A USAF opera dois VC-25A. Opera com as cores da USAF, equipado com uma suite de defesa inclusive contra mísseis e comunicações seguras. O callsign normal é SAM 29000 (28000) ou AF1 quando o Presidente dos Estados Unidos está a bordo.