Nota DefesaNet Index das matérias publicadas na Série Top Secret – Ingleses em Canoas – O uso de Bases Brasileiras para pousos de aviões ingleses em rota para as Malvinas. As negativas diplomáticas e no fim o real objetivo da permissão Brasileira. Inclui matérias do Jornal Zero Hora, revista Veja e outros jornais da época: 1 – Abertura Top Secret – Ingleses em Canoas Link 2 – Exclusivo Zero Hora 24 Junho 1983 – Na Base de Canoas o avião inglês que abastece as Malvnas Link 3 – Top Secret – Brasil tenta a "estória" dos Pousos Técnicos Link MMMatérias dos jornal Zero Hora dos dia 25 Junho 1983 4 – Top Secret – Ingleses Detonam – Confirmam os pousos Link MMMatéria do jornal Zero Hora do dia 27 Junho 1983 5 – Top Secret – Ingleses em Canoas – VEJA – EMBRAER dá a Pista Matéria de VEJA 29 Junho 1983 |
4 – Top Secret – Ingleses Detonam – Confirmam os pousos |
Londres Nega Emergência e Confirma Pouso
Jornais argentinos divulgaram notícias contendo declarações do Ministro de Defesa inglês que confirma pouso do avião militar no Brasil, negando motivos de pane ou emergência.
Os jornais argentinos Clarin e La Nacion divulgaram ontem (26JUN83) repercussões sobre a matéria dada por Zero Hora a respeito do pouso de um Hercules C-130 da Real Força Aérea Britânica, que se dirigia às Ilhas Malvinas, na Base Aérea de Canoas. Segundo estes jornais, o Ministério de Defesa britânico desmentiu as noticias de um pouso de emergência no Brasil de um avião da Real Força Aérea. 0 porta-voz desse Ministério reconheceu, no entanto, de acordo com as publicações que, "quinta-feira ultima, e não sexta-feira come foi afirmado, um avião desse tipo pousou no Brasil sem nenhum problema técnico e continuou seu voo até as Ilhas Malvinas, onde chegou sem novidades".
La Nacion diz, ainda que "segundo o citado porta-voz, em algumas ocasiões as autoridades brasileiras permitiram a aterrissagem de aviões militares britânicos em seu território. de acordo com as normas e práticas internacionais em vigor". Ressalta também que a informação do Ministério da Defesa acrescentou que a Força Aérea Brasileira tem direitos similares quando aviões brasileiros sobrevoam o espaço aéreo britânico. E diz que "o funcionário do Ministério de Defesa destacou que o Hercules, que quinta-feira passada aterrissou no sul do Brasil, não estava armado e não transportava nem armamentos nem tropas"
0 mesmo jornal reproduz parte de uma matéria do diário Tribuna da Imprensa, denominado pelo La Nacion. como "de oposição e de circulação limitada", que condena as autoridades brasileiras pela autorização dada para aterrissagem de aviões britânicos em vôo para as Malvinas. Diz, ainda, que o comentarista da Tribuna destaca que "graças à habilidade de um repórter do diário Zero Hora de Porto Alegre, o mundo ficou sabendo que o Brasil esqueceu seus compromissos com a América Latina para prestar-se ao papel de colaborador da presença desafiadora do colonialismo britânico no Atlântico Sul''. La Nacion lembrou que foi publicada foto registrando o pouso do Hercules C-130 na Base Aérea de Canoas.
A notícia cita as declarações do governo brasileiro de que "em emergências ou em casos excepcionais de caráter humanitário são concedidas autorizações para que aeronaves ou embarcações britânicas que cumprem a rota para as Malvinas toquem território brasileiro”. Já de acordo com o Clarin, o ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Délio Jardim de Mattos, recebeu o embaixador argentino, Hugo Caminos. a quem esclareceu que os pousos técnicos dos aviões britânicos que viajam para as Malvinas sao autorizados "caso a caso” pelo Estado-Maior.
— DESTAQUES —
0 El Dia de Montevidéu, reproduziu, na íntegra, a matéria publicada por Zero Hora, dando grande destaque ao trabalho feito peto jornal e, inclusive ressaltando as fotos de Fernando Gomes, que comprovaram a presença do avião na Base Aérea de Canoas.
Também no El Pais. de Montevidéu, foi publicada a notícia a respeito do pouso do avião Inglês informando que a comprovação deste fato foi feita por Zero Hora.