A Scotland Yard, polícia metropolitana de Londres, anunciou a prisão de um jovem de 19 anos que seria porta-voz do grupo cracker LulzSec. A captura ocorreu nas ilhas Shetland, no norte da Escócia, nesta quarta-feira.
O nome do rapaz não foi divulgado pelas autoridades britânicas, mas a polícia afirma que seu nickname (apelido usado na internet) é Topiary. Segundo o serviço de segurança, existe a hipótese de o detido estar ligado a outras investigações paralelas acerca de invasões reivindicadas pelo LulzSec na Europa.
O grupo cracker admitiu ser responsável por ataques ao senado americano, à CIA, à Sony e também à agência britânica de combate ao crime organizado (Soca). Na semana passada, os criminosos também reivindicaram a invasão do site do tabloide The Sun. Na ocasião, Topiary foi o responsável pela mensagem publicada no perfil do LulzSec no Twitter que confirmava a ação.
Segundo o jornal The Guardian, já são três os presos na Grã-Bretanha por suspeita de participação em grupos crackers. Além de Topiary, um jovem de 16 anos e outro de 19 foram capturados pelas autoridades. O primeiro foi liberado após pagamento de fiança e o mais velho se apresentará à polícia no dia 30 de agosto.