As forças russas controlam "uma parte" de Severodonetsk, cidade do leste da Ucrânia em que executam uma ofensiva há várias semanas, anunciou nesta terça-feira o governador da região de Lugansk, onde fica a localidade.
"A situação é muito complicada. Uma parte de Severodonetsk está controlada pelos russos", afirmou o governador Serguii Gaidai no Telegram.
Gaidai acrescentou que, apesar do avanço russo, as forças ucranianas "permanecem na cidade" e que as tropas russas "não podem se deslocar livremente".
"O inimigo está planejando uma operação para limpar as localidades próximas", disse.
Depois de fracassar na tentativa de tomar o controle da capital ucraniana, Kiev, nos primeiros dias do conflito, a Rússia passou a concentrar esforços na região leste do Donbass e tenta consolidar as áreas sob seu controle.
Severodonetsk, com uma população de quase 100.000 pessoas antes da guerra, é um dos vários núcleos urbanos importantes que estão no caminho da Rússia para capturar toda a região de Lugansk e o centro administrativo do leste da Ucrânia, Kramatorsk.
Rússia controla parte de cidade ucraniana no Donbass
As tropas russas controlam uma parte da cidade ucraniana de Severodonetsk. O anúncio foi feito por autoridades regionais, poucas horas depois que a União Europeia aprovou um embargo ao petróleo de Moscou.
Prisioneiros do batalhão Azov ucraniano podem ser condenados à morte
Depois de três meses defendendo a usina siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, os soldados do batalhão de Azov se entregaram aos russos e agora podem enfrentar a pena de morte. Isso porque, de acordo com uma autoridade da República Popular de Donetsk, os homens podem ser julgados como criminosos e não como prisioneiros de guerra.