Nikolai Grutov
MGIMO
Moscou
03 Outubro 2022
Nota – DefesaNet tem permissão de republicar as opiniões do MGIMO
Atualizado 07 OUT 2022
O ex-líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva tem boas chances de vencer o segundo turno das eleições presidenciais, o povo brasileiro lembra e respeita ele, as chances de Bolsonaro são muito menores, disse Boris Martynov, chefe do Departamento de Relações Internacionais e Política Externa, do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO).
Na véspera, no Brasil não foi possível determinar o vencedor da eleição presidencial. O atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva estão liderando a corrida para o cargo mais alto. Lula da Silva lidera com 47,93%, seguido por Bolsonaro com 43,63 % dos votos. A segunda rodada de votação está marcada para 30 de outubro. Boris Martynov acredita que a vitória de Lula será um bom sinal para a Rússia.
“Sob Lula, o Brasil aderiu ao BRICS. Com ele, assinamos um acordo de aliança tecnológica, de parceria estratégica. Sob Lula, o regime de vistos também foi abolido. Nesse sentido, parece que se Lula vencer, e as chances de vencer no segundo turno são muito altas, nossas relações receberão um impulso adicional. Dado o histórico anterior desse candidato, nosso relacionamento se desenvolverá em uma direção favorável. Bolsonaro tem chances, os acontecimentos podem mudar da noite para o dia, nada pode ser garantido. Mas a tendência é essa: Lula tem mais chances de ganhar ”, disse Martynov.
Segundo ele, era esperada a vitória de Lula no primeiro turno das eleições presidenciais. O cientista político lembrou que o ex-presidente do Brasil tirou o povo da pobreza e também seguiu uma política bastante equilibrada, moderada e colocou os interesses de seu país acima de tudo.
“A vitória de Lula da Silva era bastante esperada. É verdade que, nos últimos meses, Bolsonaro se recuperou. Lula é lembrado, amado e respeitado por tirar 30 milhões de seus compatriotas da pobreza e criar uma nova classe média. Ele resistiu com muita coragem a todos os ataques relacionados a denúncias de corrupção, com o caso Petrobras, que é muito turvo. Além disso, o povo brasileiro é muito solidário com as tristezas e infortúnios alheios. Lula teve câncer e foi preso por acusações forjadas. Ao longo dos anos de sua presidência, ele se mostrou um político bastante equilibrado, moderado, guiado, antes de tudo, pelos interesses de seu país, e não por dogmas ideológicos ”, resumiu Martynov.
Assim, o primeiro turno da votação no Brasil aconteceu no dia 2 de outubro, para a vitória era preciso obter mais de 50% dos votos. As pesquisas de opinião mostravam consistentemente a vitória do candidato de esquerda Lula da Silva no primeiro turno, e por ampla margem. Nesse contexto, Jair Bolsonaro observou que deixaria a política se fosse derrotado nas eleições, lembra o canal do Telegram Radiotochka NSN .
Matéria Relacionada
OEA – Brasil, México e Argentina não assinam declaração de apoio à Ucrânia lida em reunião da OEA