Os simpatizantes do ex-presidente Fernando Lugo e integrantes do Partido Popular Tekojoja coordenam uma série de manifestações em seu favor. Destituído do poder em 22 de junho, depois de ser submetido a um processo de impeachment, Lugo se prepara para lançar candidatura ao Senado, nas eleições de abril de 2013.
A primeira manifestação está organizada para amanhã (14). O senador Sixto Pereira, líder do Partido Tekojoja, disse que a ideia é chamar líderes de organizações de base, camponeses, indígenas e civis. A previsão dos organizadores é promover os protestos em 200 municípios do país.
Paralelamente, um fórum internacional está programado para amanhã e o dia 15, sob o comando do grupo chamado Paraguai Resiste, para definir ações de apoio a Lugo. O encontro Soberania, Democracia e Participação ocorrerá em Assunção, capital paraguaia, e contará com a presença de intelectuais brasileiros e estrangeiros.
O grupo Paraguai Resiste é formado por simpatizantes de Lugo que mantêm um site para discussão. Na página do grupo há espaço para manifestações pessoais, no link Microfone Aberto, e várias referências ao ex-presidente.
Políticos e grupos organizados discordaram da forma como o processo foi conduzido, suspeitando que houve um rompimento com a democracia na região. Como impacto da destituição de Lugo do poder, o Paraguai foi suspenso temporariamente do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
No fórum deverão ser debatidas questões referentes à segurança, à inclusão e proteção social, soberania nacional e reforma agrária, além de direitos interculturais e humanos e criminalização das lutas sociais. Pela agenda do fórum, participarão dos debates o escritor uruguaio Eduardo Galeano, o compositor também uruguaio Daniel Viglietti e teólogo brasileiro Leonardo Boff.