A OTAN reiterou nesta quarta-feira seu apoio às autoridades democráticas da Turquia após o fracassado golpe militar do dia 15 de julho e afirmou que a filiação do país à aliança militar "não está em questão", mesmo após a aproximação do governo turco com a Rússia.
A organização emitiu um comunicado para responder às informações "especulativas" sobre sua posição após a tentativa de golpe de Estado na Turquia, no qual condenou o levantamento e reforçou seu apoio ao governo em Ancara.
"A Turquia é um aliado valioso, que faz contribuições substanciais aos esforços conjuntos da OTAN", disse um porta-voz da organização, que insistiu que "a filiação da Turquia à OTAN não está em questão".
Além disso, o porta-voz afirmou que a aliança militar está comprometida com a defesa coletiva e baseada em princípios como "a democracia, a liberdade individual, os direitos humanos e o Estado de direito".
"A OTAN conta com as contribuições constantes da Turquia e a Turquia pode contar com a solidariedade e apoio da OTAN", acrescentou o funcionário da organização.
O porta-voz explicou que o secretário-geral da OTAN, o norueguês Jens Stoltenberg, falou com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, na noite da tentativa de golpe e depois com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para manifestar sua firme condenação ao levantamento e reiterar seu pleno apoio às instituições democráticas da Turquia.
Stoltenberg também ofereceu apoio ao governo da Turquia, manifestou seu respeito à valentia do povo turco, e transmitiu suas condolências para os que perderam a vida no golpe fracassado.
Essas declarações foram feitas depois que Erdogan se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin em sua primeira visita ao exterior após a tentativa de golpe, um movimento de aproximação muito significativo porque ocorre em pleno momento de esfriamento das relações entre Turquia e União Europeia.
A Comissão Europeia (CE), por sua vez, se recusou hoje a comentar a reunião entre turcos e russos e se limitou a dizer que espera que o encontro tenha servido para "contribuir para a estabilidade na região e para uma solução pacífica da crise síria", disse a porta-voz comunitária Mina Andreeva durante a entrevista coletiva diária da instituição.
OTAN valoriza importância da Turquia como país membro¹
A porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Oana Lungescu, disse ontem (10) que, a Turquia é um aliado importante da OTAN, e que sua posição como país membro é indiscutível.
Em um comunicado, Oana Lungescu rebateu as reportagens especulativas que envolveram a posição e a atitude da organização sobre o fracassado golpe de Estado da Turquia e a sua posição como país membro, ela enfatizou a posição da OTAN e desmentiu os boatos.
Segundo Oana Lungescu, a Turquia participou plenamente nas consultas internas da OTAN para lidar com os desafios de segurança. Ela espera que o país continue a contribuir com a entidade.
¹com CRI – China Radio International