Companhia Brasileira de Cartuchos conquista Certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) conquistou a certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, que confirma sua adesão a padrões mundiais para evitar a prática de subornos. Este é um marco significativo na trajetória da CBC que, agora, integra um grupo seleto de empresas certificadas no Brasil e pelo mundo.

O certificado foi entregue nesta sexta-feira (25.ago.2023) pessoalmente pelo CEO do Órgão Certificador QMS, Neifer França, para o CEO da CBC, Fabio Mazzaro, corpo diretivo e equipe do projeto, na sede da Companhia, em Ribeirão Pires (SP). 

“Temos orgulho de ser a primeira Empresa Estratégica de Defesa do Brasil a conquistar essa importante certificação, contemplando no escopo o combate ao tráfico de armas e munições. Este é mais um grande passo na jornada para o aprimoramento das nossas políticas e procedimentos de Conformidade e Compliance. Essa certificação agrega confiança e credibilidade ao nosso negócio, além de atestar o compromisso com uma atuação ética, íntegra e transparente. Pretendemos seguir elevando nossos padrões e liderando pelo exemplo, garantindo que cada interação com a CBC seja um testemunho da nossa integridade”, ressalta Fabio Mazzaro, CEO da Companhia Brasileira de Cartuchos.

“Foi uma relevante jornada que a CBC seguiu desde a implementação dos controles, do amadurecimento do programa de Compliance, que culminou na certificação ISO 37001. Essa conquista demonstra ao mercado, acionistas, clientes e órgãos reguladores, que a companhia tem uma robusta estrutura de Compliance antissuborno, focada no gerenciamento de riscos de seus processos, agregando valor a todas as partes interessadas”, afirma Neifer França, CEO da QMS.

Combate ao Tráfico de Armas e Munições

Ciente da exigência e expectativa do mercado e da sociedade, e suportada pelos seus rígidos controles, a CBC ampliou o escopo da certificação, indo além dos controles Antissuborno, abrangendo também o combate ao Tráfico de Armas e Munições.

A empresa tem gestão e controles sobre todo o processo de seus produtos, como por exemplo: segurança física, transportadores, agentes de carga, despachantes, intermediários, distribuidoras e clientes finais. Além disso, cumpre a legislação nacional e tratados internacionais de combate ao tráfico de armas e munições e age estritamente dentro da legalidade.

Entre suas diretrizes está o não estabelecimento de relações comerciais com indivíduos, empresas, entidades e/ou países que causaram ou ameaçam causar alguma violação à segurança internacional e que constem nas listas de sanções publicadas pelas organizações e entidades internacionais.

A CBC também não estabelece ou mantem relação com clientes ou intermediários cujas atividades coloquem em dúvida a legalidade ou finalidade da operação, garantindo que seus produtos sejam mantidos fora do alcance de usuários não autorizados, não realiza operações com países cujo momento civil esteja em conflito interno e possa gerar sofrimento para a população local ou para fins não autorizados, mesmo que não constem nas listas de sanções, além de estar atenta se há indícios de que os recursos possam ser originários de atividades ilegais.

A certificação ISO 37001 é uma evidência concreta do empenho e cultura da CBC em manter os mais altos padrões éticos em todos os aspectos das operações. É uma validação do compromisso da empresa em construir e manter relações de negócios sólidas, transparentes e confiáveis, tanto internamente quanto com os parceiros de negócio. E consagra o trabalho que veio em decorrência de um Programa de Integridade e um sistema de gestão de Compliance robusto, reforçando o compromisso da CBC com o valor integridade.

“A CBC tem 97 anos de história não é à toa. Sabemos das responsabilidades inerentes ao setor e a robustez do nosso Programa de Integridade. Essa certificação é importante tanto para a CBC e parceiros de negócios, quanto para a sociedade, principalmente neste momento do segmento, demonstrando o comprometimento da empresa não somente em combater a corrupção, mas também o tráfico de armas e munições, a nível nacional e internacional. Esse feito só foi possível graças a cada membro da nossa equipe que contribuiu para a criação de um ambiente empresarial íntegro e responsável. A certificação ISO 37001 não apenas valida nossos esforços, mas nos inspira a perpetuar os negócios da CBC e a continuar nos aprimorando, mantendo sempre a ética como meta”, afirma Marcelo Del Bianco, Compliance Officer e responsável pelo projeto.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter