Ana Paula Ramos
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) recebeu na semana passada, em seu gabinete, integrantes do governo dos Estados Unidos interessados em informações sobre o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a relação do Brasil com Cuba nos governos petistas de Lula e Dilma Roussef.
Outro tema da pauta foi o resultado da CPI do BNDES, que apurou como grupos econômicos estavam se utilizando da estrutura do banco para viabilizar grandes negócios no Brasil, como a JBS, que também tem negócios nos Estados Unidos.
No entanto, a assessoria da parlamentar negou que ela tenha repassado documentos sigilosos da investigação. “Os documentos obtidos pela CPI do BNDES são públicos”, afirmou a assessoria, que não confirmou se os membros do governo americano eram do FBI.
A deputada recolheu mais de 170 assinaturas de apoio à criação da CPI e protocolou o pedido no fim do ano passado. A instalação da comissão aguarda autorização de presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Paula Belmonte quer apurar, por exemplo, o financiamento do Porto de Mariel e os pagamentos do programa Mais Médicos.