Washington tomou uma decisão lógica e consequente: a Turquia passará a estar excluída do programa de jatos de combate F-35. Lógica, pois não é possível um parceiro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) fazer negócios com a Rússia, um antigo inimigo da Guerra Fria – por melhor que seja a relação de confiança que ambos desenvolveram.
Consequente, pois há muito os Estados Unidos vinham advertindo o presidente Recep Tayyip Erdogan para que ele não insistisse na compra do sistema antimísseis russo S-400. Como Ancara não acatou a advertência, os americanos acabaram tomando uma decisão.
A Turquia, que há anos emprega em sua Força Aérea caças americanos do seu parceiro de OTAN, precisará agora procurar novos aviões. Os soldados turcos que colaboram com o projeto terão que deixar os EUA em breve. O fato de a Rússia agora oferecer seus caças Su-35 parece, na sequência, antes uma piada atrasada de Moscou.
A Turquia se encontra numa região altamente perigosa, do ponto de vista geopolítico. Tem entre seus vizinhos ao leste o Irã, o Iraque e a Síria. Estava claro que, já antes da guerra civil síria, os turcos precisavam de um sistema antimísseis eficiente. Como parceiros da OTAN, estaria a sua disposição o sistema americano Patriot – porém só como empréstimo, e diversas tentativas anteriores de Ancara para adquiri-lo fracassaram.
Em reação, Erdogan tentou comprar um sistema antimísseis da China. As negociações binacionais começaram em 2013, mas foram declaradas fracassadas dois anos mais tarde. Representantes do governo turco alegaram que a pressão dos EUA fora grande demais, forçando Erdogan a ceder e anunciar que seu país pretendia desenvolver um sistema próprio.
Críticas severas partem agora de Ancara: essa decisão teria sido um "erro grave". É claro que o governo turco não está feliz por ter sido excluído do programa F-35. No entanto Erdogan apostou – e perdeu. Sua meta era comprar o sistema antimísseis S-400 da Rússia, e mesmo assim fechar o acordo com os EUA sobre os jatos de combate F-35.
No entanto o governo turco foi forçado a fazer negócios com a Rússia. Durante a presidência de Barack Obama travaram-se as primeiras negociações entre o Ministério turco da Defesa e o Pentágono. Parecia que tudo ia bem. Mas os dois lados não alcançaram um consenso, e por isso Ancara desistiu dos americanos. "Se não der certo com Washington, vamos para Moscou", era o raciocínio. Oposicionistas turcos acusam o governo Erdogan de ter negociado de forma diletante.
A retirada da Turquia do projeto F-35 tem também consequências econômicas. As empresas turcas que forneciam peças para o caça terão agora que procurar outra fonte de renda. Nos meios oposicionistas estima-se que o país contribui para o sistema com quase 900 componentes, num volume de exportação superior a 12 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, aponta-se que a indústria armamentista turca emprega mais de 30 mil funcionários. É questionável se será possível empregar essas pessoas em outros setores.
Paira também a questão se a Turquia decidirá abandonar a Aliança Atlântica. Aqui, a resposta é um decidido "não": a OTAN precisa de Ancara, mas o contrário também é verdade. Os turcos dependem dela e de seus parceiros, como explicitou o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, durante sua visita ao país, em maio.
Certo é que, caso Ancara não recue, renunciando ao sistema antimísseis russo, então vai ficar sem os aviões de combate F-35. Contudo é difícil imaginar que Erdogan vá ceder, pois os primeiros componentes do S-400 já chegaram à Turquia.
A decisão sobre a exclusão dos turcos do programa F-35 será decidida, o mais tardar, em março de 2020. Porém isso não deverá afetar a relação dos dois parceiros de aliança, como um todo: uma porta-voz de Washington enfatizou que seu país segue prezando as relações estratégicas com a Turquia. Um consolo para Erdogan – mas que não traz nenhum alívio.
BlowBack
Circulam notícias do processo de ações americanas contra a ação da Turquia de adquirir o sistema de mísseis S-400 da Rússia. O Presidente Erdogan pode ter implodido sua crescente e ativa indústria aeronáutica e de defesa. O Pentágono ordenou a Lockheed Martin e outras empresas a suspenderam o envio de peças de reposição para a frota de F-16 operados pela Força Aérea da Turquia. A Força Aérea da Turquia tem 239 aeronaves F-16C/D Block 30/40/50/50+s com uma disponibilidade de menos da metade atualmente. Grande parte da frota dos caças F-16C/D está inativa por falta de pilotos devido às prisões e expurgos de pilotos nos tumultos políticos de 2016.
Outro projeto que foi afetado é a produção do helicóptero de ataque T129 ATAK, atualmente em produção para o Comando da Gendarmeria e a Aviação do Exército do Paquistão. A Rolls Royce não está fornecendo as turbinas LHTEC CTS800-4A para o T129 ATAK |
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