Search
Close this search box.

Comitiva presidencial conhecem a produção do caça Gripen na Suécia

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, visitou nesta segunda-feira (19), junto à presidenta Dilma Rousseff e sua comitiva, a empresa sueca Saab, que desenvolve o projeto do caça Gripen NG.

Na oportunidade, a comitiva presidencial conheceu as etapas de produção, a linha de montagem da aeronave e as demais instalações da fábrica. Durante a visita, Rebelo encontrou-se com os 46 engenheiros brasileiros, sendo 44 da Embraer e 2 da AEL Sistemas. Esses profissionais são os precursores do processo de transferência de tecnologia do Gripen para o Brasil. No total, mais de 200 engenheiros serão enviados à Suécia com esse objetivo.

Ainda nesta data, o ministro Rebelo viajou com a comitiva presidencial para Helsinque, capital da Finlândia, onde se reúne com o ministro da Defesa finlandês, Jussi Niinistö, para tratar de acordos. O objetivo do encontro é intensificar as relações bilaterais para a promoção da cooperação na área da defesa, especialmente nos setores de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, material e serviços de defesa.

Os dois ministros também irão discutir o compartilhamento de conhecimentos e experiências nas áreas científica e tecnológica e a colaboração em assuntos relacionados a sistemas e equipamentos no domínio da defesa, incluindo o uso de equipamento militar produzido nos dois países.

Aldo se reúne com ministro da Defesa da Suécia e participa de encontro com empresários¹

No primeiro dia da viagem presidencial a países nórdicos, o Ministro da Defesa acompanha a Presidenta Dilma Rousseff em encontro com o rei e a rainha da Suécia e, junto à comitiva, se reúne com empresários O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, se reuniu, neste domingo (18/10), com o seu homólogo sueco, Peter Hultqvist, em Estocolmo, como parte da agenda oficial da Presidenta Dilma Rousseff à Suécia e à Finlândia, que ocorre até a próxima terça-feira (20). “A reunião amplia os horizontes de cooperação para além do que já existe na área da defesa”, afirmou Rebelo, após o encontro.

O ministro destaca as amplas possibilidades de cooperação entre os dois países abertas depois que o governo brasileiro decidiu fechar acordo para a compra dos caças Gripen NG da empresa sueca Saab.

Segundo ele, o projeto FX-2 envolve transferência de tecnologia, política industrial, formação de mão-de-obra especializada, desenvolvimento de ciência e pesquisa.

A reunião entre os dois ministros da Defesa têm o objetivo de intensificar a cooperação Brasil-Suécia, por meio de projetos em novas áreas, como a cooperação industrial, a troca de experiências em operações de paz e o desenvolvimento de software voltado aos projetos SISFRON e SISGAAZ.

No primeiro dia da visita oficial à Suécia, o ministro Aldo Rebelo acompanhou a Presidenta Dilma Rousseff e sua comitiva no encontro com o Rei Carlos XVI Gustavo e a Rainha Sílvia, no Palácio Real. Também participou de reunião com empresários brasileiros que possuem negócios na Suécia. O objetivo do encontro empresarial é discutir possibilidades de maior interação entre os negócios suecos e brasileiros.

Na segunda-feira (19), o ministro visitará, junto à Dilma Rousseff, a empresa Saab. Rebelo se reunirá com o presidente do Conselho de Administração da empresa, Peter Vallenberg, e com o CEO Hakan Bushke. Também encontrará 46 engenheiros brasileiros, sendo 44 da Embraer e 2 da AEL Sistemas.

Esses profissionais são os precursores do processo de transferência de tecnologia do Gripen para o Brasil. No total, mais de 200 engenheiros serão enviados à Suécia com esse objetivo. Na terça-feira, Aldo Rebelo viaja com a comitiva presidencial para Finlândia. Na capital, Rebelo se reunirá com o ministro da Defesa finlandês, Jussi Niinistö.

¹Por Fernanda Melazo

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter