O instituto americano PEW Research Center nas Tendências Sociais e Demográficas divulgou, no dia 7 de Maio, um estudo com dados surpreendentes. As maiores vítimas das armas são nas manchetes da imprensa e a percepção da população que a realidade.
Embora o sentimento da população levado pelas coberturas de imprensa, em muito sobre os “massacres”, que há um aumento nos índices de homicídios e criminalidade associado às armas de fogo, no que é contraditado pelos indicadores em queda nos últimos 20 anos.
Texto na íntegra pode ser acessado em http://www.pewsocialtrends.org/2013/05/07/gun-homicide-rate-down-49-since-1993-peak-public-unaware/
1 – Indicadores de Mortes
As mortes por armas de fogo, atos criminosos violentos com armas de fogo e crimes violentos têm apresentado índices decrescentes desde o início dos anos 90. Enquanto não há uma clara explicação aceita para estas quedas, tais como: o envelhecimento da população, declínio de consumo de drogas (cocaína e crack) e aumento da população carcerária podem ter contribuído.
2 – Percepção da População
Embora a forte queda nos homicídios com armas de fogo (- 49%), atos violentos com armas de fogo (-75%), crimes violentos sem armas de fogo (-72%) a percepção da população é ao contrário. Para a maioria da população americana (56%) acreditam que os índices de crimes com armas de fogo aumentaram em relação há 20 anos atrás. Os que afirmam que os índices aumentaram são : mulheres, não-brancos na faixa dos 30 anos. Os que afirmam que há mais vítimas são mulheres e pessoas mais velhas.
3 – Cobertura da Imprensa
Os chamados “Massacres” (Public mass shootings) representam menos que 1% dos homicídios por armas de fogo.Porém eles atraem uma intensa cobertura de imprensa gerada pelo interesse do Público e preocupação deste. Os “massacres”, em Newtown, Connecticut, Aurora, Colorado, e Tucson, Arizona, foram as notícias de maior repercussão nos últimos anos.
4 – Faixas Etárias
Mortes por armas de fogo foi o quinto fator por morte violent em 2010. A maior parte das vítimas eram homens (84%), e a faixa etária indica que entre 18 a 40 anos representam sete entre cada 10 mortes.Os jovens tem uma representação desproporcional à sua participação na população (29,5 % contra 9,9 %).
5 – Proporção entre as Etnias
Há uma desproporção nas mortes ocasionadas por armas de fogo entre a população negra quando comparada à sua participação no percentual total da população (54% contra 12,8%). Os brancos tem um percentual bem menor (25% contra 64 %), enquanto os hispânicos têm índices proporcionais (17% contra 16%) .
6 –Causas de Mortes
Suicídios causados por armas de fogo são a quarta causa de morte violenta nos Estados Unidos, após acidentes de trânsito, envenenamento não intencional (incluindo overdose) e quedas em geral. Se as mortes por armas de fogo têm decrescido, as mortes por suicídio somam seis em cada dez mortes contra 5, em meados de dos anos 90. Observar que a tendência de alta nos suicídios ocorre com a crise econômica de 2008 e anos posteriores