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ARGENTINA – DSCA -Equipamentos e Suporte para Aeronaves F-16

Na foto a assinatura de aquisição das 24 aeronaves F-16 Block 10/15 da Real Força Aérea da Dinamarca pela Fuerza Aérea Argentina, 16 Abril 2024


Nota DefesaNet – Os itens a serem fornecidos pelo governo americano chamam a atenção pois mesmo países que adquiriram aeronaves novas não tiveram acesso a tantos sistemas classificados (secretos).

Embora os sistemas de armas (mísseis) em números seja limitado a 36 a qualidade é relevante (AIM-120 C-8 AMRAAM), os sistemas de comunicação e até a disponibilidade do sistema de comunicação Datalink Link16.)
A afirmação final é relevante: “a venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos ao melhorar a segurança de um grande aliado não pertencente à OTAN que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.”

Esta matéria deve ser lida em conjunto com Notas Estratégicas FAB – Caça Gripen não decola



WASHINGTON, 30 de outubro de 2024 – O Departamento de Estado (US State Department) fez uma determinação aprovando uma possível  Foreign Military Sale (FMS) ao Governo da Argentina de Equipamentos e Suporte para Aeronaves F-16 e elementos relacionados de logística e suporte de programa por um custo estimado de US$ 941 milhões. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency -DSCA) entregou a certificação necessária notificando o Congresso sobre esta possível venda hoje.

O Governo da Argentina solicitou a compra de equipamentos e serviços para dar suporte a vinte e quatro (24) aeronaves F-16 Block 10/15 adquiridas por meio de transferência de terceiros.

Esses itens incluem:

  • trinta e seis (36) AIM-120 C-8 Mísseis Ar-Ar de Médio Alcance Avançados (AMRAAM);
  • duas (2) seções de orientação AIM-120 C-8 AMRAAM;
  • cento e duas (102) bombas de uso geral MK-82 de 500 lb;
  • cinquenta (50) grupos de lâminas de ar MXU-650 para bombas guiadas a laser GBU-12 Paveway II de 500 lb;
  • cento e dois (102) fusíveis programáveis ​​conjuntos FMU-152A/B com sistemas de fusíveis FZU-63A/B; e,
  • cinquenta (50) grupos de controle de computador MAU-169L/B.

Os seguintes itens não-MDE também serão incluídos: (Nota DefesaNet – Custos de desenvolvimento recorrente que não excedam U$D 200 Milhões)

  • armas e equipamentos de suporte de armas; cargas explosivas, dispositivos, propulsores e componentes;
  • rádios AN/ARC-238; Sistemas de Planejamento de Missão Conjunta (JMPS); fusíveis inertes FMU-169D/B;
  • Sistema de Suporte Terrestre (GSS) para Link-16;
  • dispositivos criptográficos KY-58M e KIV-78, Carregadores de Chave Simples AN/PYQ-10 (SKL), cabos de segurança de comunicações (COMSEC) e outros dispositivos e equipamentos COMSEC;
  • cartuchos, chaffs e flares; instrutor prático de sistema de descarte de explosivos; suporte a aviônicos;
  • equipamento de comunicação; navegação de precisão;
  • Números de Identificação de Programa de Computador (CPINS);
  • suporte a banco de dados de guerra eletrônica; modificações maiores e menores e suporte de manutenção;
  • componentes, peças e acessórios de aeronaves; instrumentos e equipamentos de laboratório;
  • peças de reposição, consumíveis e acessórios, e suporte a reparos e devoluções;
  • entrega e suporte de software classificado e não classificado;
  • publicações classificadas e não classificadas e documentação técnica;
  • treinamento de pessoal e equipamento de treinamento; roupas,
  • têxteis e equipamentos individuais; combustível de jato; balsa de aeronaves, reabastecimento aéreo e suporte de transporte; estudos e pesquisas;
  • serviços de suporte de engenharia, técnicos e logísticos do governo dos EUA e contratados;
  • e outros elementos relacionados de logística e suporte de programa.

O custo total estimado é de US$ 941 milhões.

Esta venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos ao melhorar a segurança de um importante aliado não pertencente à OTAN que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.

A venda proposta melhorará a capacidade da Argentina de enfrentar ameaças atuais e futuras ao fornecer a capacidade adicional para conduzir operações de defesa aérea, contra-ataque aéreo ofensivo e apoio aéreo aproximado. A Argentina não terá dificuldade em absorver esse equipamento em suas forças armadas.

A venda proposta desse equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico na região.

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