Compartilhamos hoje uma grande perda a do nosso amigo belga, porém francês de espírito, Yves Debay, um verdadeiro correspodente fotográfico de guerra.
Abaixo o elogio que o Exército Francês lhe fez .
Adeus amigo.
Nelson During – Editor DefesaNet
Do Facebook do Armee de Terre Francaise
Yves Debay juntou-se aos 141 jornalistas mortos em 2012, nesta quinta-feira, 17 janeiro, 2013, em Aleppo, na Síria,quando foi atingido por um franco atirador das forças governistas.
Este bravo guereiro com um grande coração não era afeitos aos salões Preferia as ações de campo, poeira, e as refeições feitas nas mais difíceis situaçãoes. De coração bondoso, original, rebelde e colorido. Franco estava sempre alegrando com suas brincadeiras.
Ele havia exacerbado o sentimento de amizade e camaradagem com os "irmãos de armas", que ele compartilhou em todos os conflitos, todas as operações: Afeganistão, Golfo, nos Balcãs, no Cáucaso, Líbano, Iraque, África … Qual o soldado que não cruzou com esta figura emblemática, este gordinho gigante?
Yves era um militar no coração, honesto, leal, modesto e humilde, com uma carreira atípica, fora do padrão. Amante da vida, boa comida, passeios com amigos, Yves Debay estava blefando. Foi uma verdadeira enciclopédia de exércitos de todo o mundo que teve oportunidade de acompanhar com sua mochila.
O que ele amava acima de tudo, foi o compromisso com a ação e ele sabia melhor do que qualquer outro dar destaque aos nossos meninos. Yves foi o melhor porta-voz para os nossos soldados, a memória de toda nossas Operações que ele fotografou implacavelmente.
Com esta morte súbita é uma parte de nós que vai. Yves Debay'll perder o Exército. Perder já.
O Exército Francês envia à sua família e entes queridos suas mais sinceras condolências.
Armée de Terre