A empresa estatal russa Rostekhnologii (Tecnologias da Rússia) e a empresa brasileira Odebrecht Defesa e Tecnologia assinaram um memorando de cooperação.
O documento prevê a criação de uma joint venture que, em particular, montará helicópteros multiuso Mi-171 no Brasil.
O Brasil também pretende criar um centro de serviços que irá operar com helicópteros Mi-35M. Além disso, a Rússia e o Brasil tencionam desenvolver um sistema de defesa aérea destinado ao Ministério da Defesa do Brasil. No entanto, o tipo do sistema não foi especificado. Deve se tratar do SIAAEB – Projeto Sistema Integrado de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.
No dia 11 de setembro de 2012 o Ministério da Defesa emitiu os Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) para o Sistema de Míssil Superfície-ar de Média Altura das Forças Armadas. Interessante que a altitude operacional foi estabelecida em 15.000 m. (DEFESA – Portaria Normativa Nº 2.385/MD, Mísseis Superfície-Ar Média Altura).
O Exército Brasileiro desenvolveu o Programa PROTEGER de proteção às infraestruturas críticas nacionais . Programa mais adequado ao emprego de sistema de defesa antiaérea.