Talibãs atacaram as proximidades da base aérea usada por tropas da Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf) no Afeganistão, liderada pela Otan, na manhã deste domingo (02/12), usando armamento pesado. O confronto durou cerca de duas horas e contou com ação de helicópteros da Otan, segundo informações oficiais. Os nove responsáveis pelos ataques foram mortos, assim como três soldados afegãos e dois civis. Soldados de diversas nacionalidades ficaram feridos.
O ataque foi confirmado por um porta-voz da Isaf, que negou as alegações dos talibãs de que os insurgentes teriam entrado no complexo no aeroporto, onde a base fica localizada, e alcançado o posto ocupado pela missão da Otan. "Nenhum dos agressores conseguiu se infiltrar no perímetro", disse o porta-voz.
De acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa do Afeganistão, inicialmente foram lançados mísseis contra a base aérea no aeroporto de Jalalabad. Em seguida, dois carros-bomba explodiram. Os helicópteros foram usados para evitar uma reação dos autores do atentado
As autoridades de segurança no Afeganistão afirmaram que os ataques não atingiram áreas dentro do perímetro da base da Isaf no país. O talibã, porém, garante que houve "baixas pesadas" às tropas da Otan.
A base, que conta várias faixas de segurança, já havia sido atacada duas vezes este ano. No dia 27 de fevereiro, seis civis, um soldado e dois guardas afegãos morreram em um ataque suicida. Em outra ação, em 15 de abril, a área civil do aeroporto não chegou a ser atingida. O talibã vem lutando contra as forças militares da Otan, lideradas pelos Estados Unidos, e do Afeganistão há mais de uma década.
MSB/rtr/afp/dpa