Caracas – Uma aeronave de treinamento K8, de fabricação chinesa, apresentou uma falha mecânica e caiu nas cercanias da Base Aérea El Libertador de Palo Negro, estado Aragua, ao final do desfile aéreo que foi realizado para comemorar o Día da Aviação Militar.
Em uma reportagem da televisão estatal Venezolana de Televisión (VTV) foi confirmado o acidente e se informou que os dois pilotos, se ejetaram e foram transferidos sem ferimentos ao Hospital Militar de Aragua.
Por sua parte, o Serviço de Busca e Salvamento (SAR) informou que um helicóptero modelo Cougar, de fabricação francesa, se precipitou ao solo durante as atividades de resgate do K-8 e seus tripulantes sairam ilesos mas não foram informados mais dados.
Esta informação não tem sido confirmada já que as autoridades não comentaram o ocorrido.
Durante a transmissão que realizava VTV do ato militar, com a presença do vice-presidente Nicolás Maduro e demais autoridades do país, foram mostradas algumas imagens nas quais se observava ao fundo uma intensa nuvem de fumaça, que devem ser das aeronaves sinistradas.
Este incidente ocorreu a cinco días de um fato similar onde na mesma base aérea dois OV-10 Bronco se espatifaram no solo após colidirem no ar. Neste acidente morreu um dos três pilotos, major José Rafael Marín Barrios, os demais saíram ilesos.
A Venezuela recebeu as primeiras seis aeronaves K-8 em março de 2010. Com o acidente do dia 27 de Novembro são duas as aeronaves acidentadas das 18 adquiridas. O outro ocorreu em 2010.