Grupo de nome persa "Parastoo" invadiu o sistema da Agência Internacional de Energia Atômica e roubou informações privadas. Hackers pedem inspeção do programa nuclear israelense e fim de ataques a cientistas iranianos.
Hackers invadiram o servidor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e roubaram dados pessoais de contato de mais de cem cientistas que trabalham para a organização. A informação foi fornecida por Gill Tudor, porta-voz da AIEA, em Viena. Segundo ela, os dados foram disponibilizados a seguir na internet em uma plataforma de hackers.
"A AIEA lamenta a divulgação destas informações, provenientes de um servidor antigo, que já se encontra há algum tempo fora de funcionamento", disse Tudor. Especialistas da agência nuclear investigam o caso.
Críticas ao "arsenal nuclear" israelense
O grupo que tem o nome persa "Parastoo" assumiu a autoria da invasão ao sistema. Os hackers criticaram o "arsenal nuclear" de Israel e convocaram os cientistas cujos dados foram roubados a assinarem uma petição para exigir a inspeção do programa atômico israelense.
Juntamente com os dados, os hackers ameaçaram também disponibilizar na internet outras informações sensíveis, caso continuem os ataques a pesquisadores nucleares iranianos. Nos últimos anos, vários cientistas morreram no Irã, vítimas de atentados. As lideranças em Teerã responsabilizam Israel e os EUA pelos mesmos.
SV/dpa/dapd/rtr
Revisão: Francis França