A Embraer, a maior fabricante de jatos regionais do mundo, anunciou um novo centro de suporte nesta segunda-feira, investindo em serviços para impulsionar a fidelidade dos clientes em um mercado com agressivos novos entrantes.
Ao agilizar os serviços por meio de um centro de apoio 24 horas, a Embraer tem como objetivo expandir o foco da unidade de substituição de peças de emergência para treinamentos de maior valor e de engenharia para operações de voo.
O centro é parte do plano para dobrar a participação de serviços na receita de jatos regionais da Embraer em cinco anos, disse em entrevista o vice-presidente de serviços e suporte para aviação comercial, Hamilton Lima. Os serviços representaram cerca de 10 por cento das receitas de jatos comerciais em 2010 e em 2011.
Além de um impulso de curto prazo para a receita, o foco em serviços pretende a manter a fidelidade do cliente frente à chegada de concorrentes como a Sukhoi, da Rússia, e a japonesa Mitsubishi Aircraft, uma unidade da Mitsubishi Heavy Industries. Ambas estão lançandos jatos comerciais no segmento de 70 e 120 assentos.
"Este mercado irá se tornar mais e mais competitivo. Haverá novos entrantes nos próximos anos", disse Lima. "Queremos consolidar nossa posição como número 1 em receita no segmento".