São José dos Campos – SP, Brasil, 20 de outubro de 2011 –Cerca de 80 empresas brasileiras do setor aeronáutico participaram ontem do Workshop KC-390, promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB). Durante o evento, a Embraer Defesa e Segurança apresentou oportunidades de curto e médio prazo para a cadeia produtiva do jato de transporte militar e reabastecimento em desenvolvimento para a FAB.
O principal objetivo do workshop foi estimular a participação de empresas brasileiras como fornecedoras de peças, componentes, sistemas e serviços para o KC-390. O Índice de Nacionalização da aeronave, calculado pelos critérios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é estimado em 60%, chegando a 80% se não forem considerados os motores, que representam cerca de um terço do custo total da aeronave e para o qual não há produção nacional.
“A mobilização e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva nacional, em consonância com as medidas governamentais refletidas na Estratégia Nacional de Defesa e no Plano Brasil Maior, têm sido foco da FAB e da Embraer desde o início deste programa”,disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “Com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, temos envidado esforços conjuntos para estimular e viabilizar a participação de empresas brasileiras como fornecedoras do KC-390.”
Realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, a 90 km de São Paulo, o evento contou com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), BNDES, da Agência Brasileira de Inovação (FINEP) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e do Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI) também estiveram presentes. Além de estimular o fomento e a capacitação da cadeia de fornecedores nacionais, o encontro também teve como objetivo incentivar as empresas a buscarem parcerias com fornecedores de outros países já contratados pela Embraer Defesa e Segurança para o programa do novo avião.
O KC-390 é o maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira e estabelecerá um novo padrão para aeronaves de transporte militar médias em termos de desempenho, capacidade de carga e avançados sistemas de missão e de vôo, como o fly-by-wire. O programa de desenvolvimento representa uma importante oportunidade para capacitar e melhorar o nível de prontidão tecnológica das empresas nacionais que pretendam tornar-se fornecedores da Embraer, ou mesmo atuar como subcontratadas de fornecedores estrangeiros já selecionados.
Empresas já selecionadas para o KC-390
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Empresa |
País |
Componente |
EUA |
Aviônicos Pro Line FusionTM |
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Alemanha |
Sistemas de controle ambiental e da pressão da cabine |
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Inglaterra |
Sistema de automanete |
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França |
Sistemas de rodas, freios, retração e |
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EUA |
Sistemas de movimentação de carga e lançamento aéreo (Aerial Delivery System – CHS/ADS) |
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Brasil |
Trem de Pouso |
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Inglaterra |
Pods de reabastecimento em vôo |
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Itália |
Sistema de radar de missão |
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Brasil – Israel |
Computador de Missão |
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Inglaterra |
Fornecer hardware, software embarcado, projeto de sistemas e suporte à integração dos eletrônicos para comandos de vôo |
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HISPANO-SUIZA | França | Sistema Emergencial de Geração de Energia Elétrica (EEPGS) |
International Aero Engines AG (IAE) | Consórcio Liderado pela americana P&W | Motor V2500-E5 |
EUA | Atuadores elétricos reserva dos hidrostáticos (EBHA), os atuadores eletrônicos e os controles elétricos para o sistema primário de comandos de vôo | |
Países e Empresas que Participam do Desenvolvimento
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Argentina | FAdeA | 6 Aeronaves |
Portugal | OGMA | 6 Aeronaves |
Colômbia |
Colombian Aeronautics Industry Corp. |
12 Aeronaves |
Brasil | EMBRAER | 28 Aeronaves |
República Tcheca | Aero Vodochody | 2 Aeronaves |
Chile | ENAER | 6 Aeronaves |
Total |
60 aeronaves |