A Rússia e a Índia completaram uma etapa decisiva no Programa da Aeronave deTransporte Multirole Transport Aircraft (MTA). As empresas- Hindustan Aeronautics Ltd., pela Índia e a United Aircraft Corporation -Transport Aircraft (UAC-TA),pela Rússia formalizaram a empresa JV-Multirole Transport Aircraft Ltd. (MTAL) para o Projeto Multirole Transport Aircraft (MTA) nesta segunda-feira (28).
Os governos dos dois países já tinham assinado um acordo preliminar para o projeto, Desenvolvimento e Produção do MTA, em uma proporção 50:50 e formar uma Joint Venture entre a HAL, UAC-TA e Rosoboronexport para executar o projeto.
O desenho preliminar do MTA segue muito a concepção do EMBRAER KC-390 atualmente em desenvolvimento pela empresa de São José dos Campos. Uma olhada rápida pode confundir na identificação da aeronave.
A própria descrição da do MTA parece seguir as apresentações do KC-390.
A HAL e UAC-TA propuseram desenvolver o Multirole Transport Aircraft na categoria de 15-20 toneladas de capacidade de transporte . O KC-390 está na faixa de 20-25 toneladas. Os números preliminares são de 100 aeronaves para a Força Aérea da Rússia 45 para a da Índia e 60 para o Mercado internacional. O número total preliminar seria de 205 aeronaves.
Os objetivos preliminares do projeto é de alcançar o domínio em aeronaves deste porte e também integrar a colaboração de fornecedores internacionais.