Roman Mamonov
Terminam, este domingo, na Rússia, as solenidades oficiais em homenagem ao centenário da fundação da Força Aérea. Um saturado programa aéreo no aeródromo de Jukóvski (cidade a Sudeste de Moscou) foi o acontecimento central do dia.
Participaram desse show aviões de combate e treino, helicópteros de diversos tipos e, naturalmente, grupos de acrobacia aérea, russos e estrangeiros.
Dezenas de milhares de pessoas foram a Jukóvski para assistir a esse pitoresco show. A envergadura das solenidades impressiona. O show começou com o lançamento de pára-quedistas do bordo dum avião L-410. Estes, seguravam bandeiras enormes da Rússia, do Ministério da Defesa e da Força Aérea.
Depois, sobre o aeródromo do Instituto de Pesquisas Aeronáuticas Gromov (conhecido por aficionados de aeronáutica estrangeiros como sede do salão aeroespacial MAKS) passaram seis aviões Su-25MB que tingiram o céu das côres da bandeira nacional russa. E um grupo de 21 aviões de combate – MiG-29SMT, Su-25SM e Su-27SM3 – passou sobre os espetadores, formando o número 100.
Os espetadores viram hoje bombardeiros supersónicos Tu-22M3, portadores de mísseis, bombardeiros estratégicos Tu-95MS e bombardeiros estratégicos Tu-160. Além disto, participaram do show aviões de transporte An-26, An-12, An-22 Antei e o legendário An-124 Ruslan.
E, naturalmente, não menos legendário biplano An-2. À parte, convém mencionar o programa “retro”, graças ao qual os espetadores puderam acompanhar a história não só da aeronáutica russa, como também de toda a aeronáutica mundial. O repórter da Voz da Rússia, Ilya Kramnik, dá a conhecer suas impressões sobre o show:
O avião mais velho, que hoje levantou vôo, foi o famoso Blériot XI, aparelho construído por um francês, quem foi o primeiro a cruzar o Estreito da Mancha, em 1909, a bordo do avião de construção própria. Os aparelhos desta marca, foram os primeiros aviões da Força Aérea russa. O Departamento militar da Rússia comprou uma dezena e meia desses aparelhos. E pilotos russos estavam aprendendo a voar neles até a Primeira Grande Guerra.
Muita gente gostou do programa histórico. “Os modelos dos tempos da Primeira e Segunda grandes guerras são muito interessantes. É freqüente ver modelos modernos, mas queria muito ver aparelhos mais antigos”, disse um dos espetadores.Naturalmente, provocam especial admiração dos espetadores as atuações dos melhores grupos de pilotagem da Grã-Bretanha, França, Turquia, Polônia, Letônia, Itália e Finlândia. As figuras de acrobacia aérea provocam vivos apláusos e emoções positivas: “É um show muito interessante; é sempre agradável ver os aviões tão de perto. As sensações e os sons são invulgares, sobretudo quando passam os aparelhos modernos”.
A festa culminará com a atuação dos grupos de acrobacia aérea mundialmente conhecidos – Russkie Vitiazi, a bordo dos aparelhos Su-27, e Striji, a bordo dos Mig-29.