O Primeiro Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (1º/6º GAV), Esquadrão Carcará, concluiu (21/07) o Exercício Operacional CARCAREX, realizado no aeródromo de Petrolina (PE). A partir de um cenário fictício, foi possível o emprego das aeronaves R-35A/AM em missões de treinamento de aerolevantamento, reconhecimento de objetivos e reconhecimento eletrônico, bem como a formação básica de tripulantes, prevista no programa de instrução e manutenção operacional da unidade aérea.
O exercício, sob a coordenação operacional da III Força Aérea, contou com o apoio de diversas organizações, como o 3º/1º e o 5º/1º GCC, que viabilizaram a estrutura necessária para o treinamento da atividade de comunicação e controle fora de sede, além do suporte prestado pelo DTCEA-PL, CINDACTA3, Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Base Aérea do Recife (BARF), Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA 2), Infraero, Corpo de Bombeiros e 72º Batalhão e Infantaria Motorizada, unidade do Exército Brasileiro que ministrou aos tripulantes do esquadrão noções básicas de sobrevivência na Caatinga.
O 1°/6° GAV é um Esquadrão de Reconhecimento e está sediado da Base Aérea do Recife. Opera as aeronaves R-35A e R-35AM e atualmente realiza missões de Reconhecimento Aéreo por Imagens e Reconhecimento Eletrônico na Força Aérea Brasileira.
Fonte: 1º/6º GAV