- Gustavo Casadio
Ele ainda nem estreou, mas já é uma das maiores estratégias da Embraer para estar a frente de seus concorrentes quando o mercado de aviação executiva voltar a crescer, como aconteceu antes da atual crise financeira. Ele nem está exposto no meio das outras aeronaves no aeroporto de Farnborough, onde ocorre essa semana uma das maiores feiras aéreas do mundo, mas não deixa de ser uma das estrelas do show.
A maquete em tamanho real do Legacy 500 de US$ 20 milhões, que estreia em 2014 e nunca esteve no Brasil, foi visitada pelo Terra em um hangar da fabricante brasileira Embraer, anexo ao aeroporto de Farnborough.
Ele é um avião executivo de médio porte, mas traz pela primeira vez em uma aeronave deste tipo conceitos de aviões muito maiores, que resultam em maior conforto para passageiros e mais tecnologia para os pilotos. Diante de tudo isso, apreende-se que o novo jato da Embraer é muito mais do que parece.
Segundo a Embraer, uma das maiores vantagens do Legacy 500 é ter um projeto muito mais novo que seus principais concorrentes e também trazer tecnologia de aeronaves maiores para um avião que leva até oito pessoas. Para os passageiros, as maiores diferenças ficam em relação à altura da cabine e o piso plano (em outros modelos dessa categoria, por questão de espaço, o piso é curvado). Já para os pilotos, a aeronave é equipada com a tecnologia "fly by wire", um tipo de sistema de controle eletrônico que comanda as partes móveis do avião.