Milhares de motociclistas se reuniram em Washington, neste fim de semana, para as festividades dos Dia do veterano e em especial para o desfile “Rolling Thunder”, que comemora 25 anos.
Este ano as festividades do “Memorial Day” marcam o início das comemorações do 50º Aniversário do fim do Conflito, que encerrou em 1975 com um balanço de mais de 58.000 militares americanos mortos e 304.000 feridos.
O nome “Rolling Thunder”, é oriundo da Operação de Bombardeiros, em especial no início do envolvimento americano no Sudeste Asiático,1965 até 1968..
De um pequeno grupo de motociclistas, (cerca de 1.000 em na primeira), até os 400.000 que participaram hoje, segundo os organizadores, a homenagem acabou por extender-se a todos os veteranos de todas as guerras em que participaram os Estados Unidos e não somente a do Vietnam.
O ritual é sempre o mesmo.Os motociclistas, a maioria ex-combatentes do Vietnam em suas “Harley Davison”, se reúnem próximo ao prédio do Pentágono, na Virginia.
Dalí cruzam a ponte Memorial, que une o cemitério de Nacional de Arlington (Virgínia) com Washington, e terminam o desfile s cruzando o a área do Mall no centro da cidade de Washington.
Com o “Memorial Day” começa a temporada de verão nos Estados Unidos e as altas temperaturas de hoje animaram a todos de todas as idades a presenciar o desfile.
Solenidades desde a sexta-feira também envolvem a o Monumento para homenagear os mortos da Guerra no Vietnã, inaugurado em 1982.
Nos mais de 10 anos da intervenção americana no Vietnã passaram por ali cerca de 2,59 milhões de soldados americanos.
Em 2025 serão os 50 anos do fim da guerra do Vietnã e desde agora o Governo Federal americano colocará em execução um programa de 13 anos de duração em associação com autoridades estaduais e municipais e entidades privadas para honrar aos que serviram em uma das missões mais difíceis que já enfrentamo”, explicou a Casa Branca.