Search
Close this search box.

Rússia: missão de Annan é a última oportunidade contra guerra civil prolongada

O presidente russo Dimitri Medvedev afirmou neste domingo que a missão de Kofi Annan é "talvez a última oportunidade" para evitar uma "guerra civil prolongada" na Síria, e que a Rússia concederá toda a ajuda possível.

"Talvez seja para a Síria a última oportunidade para evitar uma guerra civil sangrenta prolongada", disse durante um encontro com Annan em Moscou. "Vamos dar toda a ajuda possível", completou o chefe de Estado russo.

"Vamos dar toda a ajuda, a todos os níveis e em todas as direções, onde a Rússia tiver possibilidade", disse Medvedev, que viajará a Seul para participar em uma reunião de cúpula sobre a segurança nuclear.

Segundo uma tradução do russo de suas declarações, Annan, que é emissário da ONU e da Liga Árabe para a Síria, afirmou contar com o apoio russo.

"Como sempre, contamos verdadeiramente com o fato de que poderemos nos apoiar na ajuda e nos bons conselhos da Rússia", afirmou Annan, segundo as agências russas.

Rússia e China vetaram duas resoluções do Conselho de Segurança da ONU que condenavam a repressão na Síria, por considerarem que os países ocidentais atribuíam a responsabilidade da crise apenas ao regime sírio, apesar da existência de extremistas entre os insurgentes.

Finalmente, na quarta-feira, Moscou e Pequim aprovaram uma declaração do Conselho de Segurança que apoia a mediação de Kofi Annan para terminar com a violência e pede à Síria a aplicação de suas propostas de solução.

O plano de Annan pede o fim de todas as formas de violência a todas as partes, sob a supervisão da ONU, assim como a entrega de ajuda humanitária e a libertação das pessoas detidas de maneira arbitrária.

O ex-secretário-geral das Nações Unidas está em Moscou e na terça-feira viajará a Pequim para determinar a disposição dos dois países a pressionar o presidente Bashar al-Assad para obter o fim do conflito, iniciado ano passado e que já matou mais de 9.000 pessoas.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter