A Casa Branca anunciou nesta terça-feira que o presidente americano, Barack Obama, receberá a presidente Dilma Rousseff no dia 9 de abril, com o objetivo de manter a "crescente aliança" entre Brasil e Estados Unidos.
"Os presidentes terão a oportunidade de acompanhar de perto os avanços realizados no marco dos três diálogos presidenciais instaurados na visita de Obama ao Brasil em março de 2011", afirmou a instituição. Esses três foros de diálogo mencionados são o "Diálogo sobre Energia Estratégica", o de "Economia e Finanças" e o de "Aliança Global".
Esta será a primeira visita oficial de Dilma aos EUA desde que ela tomou posse, em janeiro de 2011. A reunião também permitirá aos dois líderes se reunirem novamente com o Fórum Brasil-EUA (encontro de altos executivos) e continuarem os esforços para aumentar os laços bilaterais nos âmbitos econômico, comercial, educacional e de inovação.
Por último, a nota oficial ressalta que Dilma e Obama aproveitarão a ocasião para discutir a cooperação em outros temas regionais e multilaterais, e para preparar a 6ª Cúpula das Américas – que será realizada na Colômbia em abril – e a reunião do G20 (bloco das principais nações ricas e emergentes), que ocorrerá no México em junho.