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Vladimir Putin Parte IV – Valdai International Discussion Club

Vladimir Putin participa da plenária final da 19ª Reunião do Valdai International Discussion Club

Parte IV

Parte I Parte IIParte IIIParte IV

Moscou, Rússia

27 de Outubro de 2022

Nota – Texto compo apresentado pelo Kremlin.ru

 

Fyodor Lukyanov:  Sr. Kim.

 

H. Kim (retraduzido) :  Olá, meu nome é Kim Heung Chong, sou da Coreia do Sul. Vim para o Valdai Club pela segunda vez, aprendi muito. Muito obrigado pela oportunidade de ouvir muito.

 

Tenho uma pergunta sobre segurança. Eu estaria interessado em sua opinião sobre a posição russa sobre a crescente tensão entre a China e os Estados Unidos sobre Taiwan, Coréia do Norte e seu programa de desenvolvimento nuclear.

 

A segunda pergunta é sobre a luta contra as mudanças climáticas. A Rússia é muito rica em recursos naturais e combustíveis fósseis. Acelerar a transição para a neutralidade de carbono pode ser contrário aos interesses russos.

 

Obrigada.

 

Vladimir Putin:  Vou começar com o último. A transição para a neutralidade carbônica não vai contra os interesses russos, porque temos oportunidades de desenvolver energias alternativas, inclusive hidrogênio, inclusive hidrogênio puro, e aqui temos sérias vantagens competitivas. Também podemos usar o gás, há muitas oportunidades, isso não nos assusta em nada, mas, pelo contrário, cria incentivos para nos desenvolvermos. E como fonte de energia de transição, o gás primário é a melhor fonte de energia. Se falamos de refino de petróleo profundo, então aqui temos em grande parte as vantagens que acabei de mencionar. Não vai contra os nossos interesses.

 

Somente a orgia no setor energético, avançando na resolução de questões relacionadas à segurança energética, relacionadas ao fornecimento de energia “verde”, é contrária aos nossos interesses. Como foi possível por muitos e muitos anos subfinanciar, impedir o investimento em energia tradicional sem preparar tudo relacionado à energia verde para essa transição? Como isso poderia ser feito?

 

Em grande medida, isso está no cerne da atual crise energética. Afinal, os políticos ocidentais estão apenas falando a língua deles para conquistar os eleitores para o seu lado. A princípio assustam os cidadãos comuns com possíveis mudanças climáticas, depois, com base nesse medo, começam a prometer algo impossível de cumprir, obtêm os votos dos eleitores, chegam ao poder e depois – “boom”.

 

O que está acontecendo agora – um retorno à geração de carvão, um retorno ao óleo de aquecimento? E o que, eles conversaram, mas qual é o resultado? Não é sobre a Rússia. Estamos prontos para fornecer gás, estamos prontos para fornecer petróleo também – por que você está recusando algo? Após a explosão do Nord Stream, resta um tubo, está funcionando, podemos bombear 27,5 bilhões de metros cúbicos. Mas eles não querem – o que temos a ver com isso? Se eles não querem, eles não precisam.

 

Quanto à energia verde, repito, tudo deve ser preparado em tempo hábil. Medidas sistêmicas que limitam o desenvolvimento de tipos tradicionais de energia levaram a essa grave crise. Não há financiamento, os bancos não concedem empréstimos – não só os europeus, e o mesmo acontece nos Estados. Por que é limitado lá – os bancos não dão, não asseguram, não alocam terras, não constroem transporte para a transmissão de petróleo e gás desses produtos, e isso vem acontecendo há anos. O subfinanciamento significativo da indústria levou a um déficit. Isso é tudo.

 

Os Estados Unidos estão extraindo petróleo de reservas estratégicas – bem, bem, mas elas terão que ser reabastecidas mais tarde, entendem os especialistas do mercado. Hoje eles pegaram e tiraram das reservas estratégicas, mas amanhã será preciso comprar. Ouvimos: compraremos quando os preços caírem. Mas eles não caem. E o que? Olá, chegamos! Teremos que comprar a preços altos, os preços subiram novamente. o que você está fazendo aqui? São erros sistêmicos no setor de energia de quem deveria pensar e lidar com isso. Este é o primeiro.

 

Segundo. Sobre a Coreia do Norte e sobre Taiwan. Taiwan é, sem dúvida, parte integrante da República Popular da China. Sempre aderimos a essa posição, e isso não muda conosco.

 

Todos os gestos de natureza provocativa relacionados à visita dos mais altos funcionários dos Estados Unidos a Taiwan são percebidos por nós na Rússia como nada mais do que uma provocação. Por que eles fazem isso, eu honestamente não sei.

 

Você sabe, nós conhecemos muitas pessoas aqui por muitos, muitos anos e falamos a mesma língua – digamos assim, de uma forma familiar. Aqui está o que está acontecendo: a tragédia na Ucrânia. Todo o Ocidente nos atacou lá, tentando arruinar nossa economia, fornece armas e munições na casa dos bilhões para a Ucrânia. Lutando contra a Rússia.

 

Mas por que é necessário ao mesmo tempo estragar as relações com a China? São pessoas normais ou não? Parece ser completamente contrário ao senso comum e à lógica. Por que essa avó teve que se arrastar para Taiwan para provocar a China em algum tipo de ação de retaliação? Em um momento em que eles e a Rússia não podem regular as relações de forma alguma por causa do que está acontecendo na Ucrânia. É apenas Brad.

 

Parece que há alguma idéia sutil e profunda nisso. Eu acho que não há um shish aí, nenhuma idéia sutil. Apenas bobagem e tudo mais, e autoconfiança. Você entende qual é o problema? A autoconfiança e a sensação de impunidade são a base dessas ações irracionais.

 

Nossa posição é clara, eu a declarei.

 

Agora, no que diz respeito à questão nuclear da República Popular Democrática da Coreia.

 

Na minha opinião, esse problema também reside – você sabe o quê – na falta de vontade de falar, em uma atitude absolutamente grosseira em relação aos interesses da Coreia do Norte, inclusive na esfera da segurança. Afinal, quase tudo estava combinado, houve um momento. Os líderes norte-coreanos concordaram, de fato, com as propostas dos Estados Unidos sobre como resolver esse problema, inclusive a questão nuclear.

 

Não, no último momento o lado americano mudou de posição e forçou, de fato, a liderança norte-coreana a abandonar os acordos alcançados. Os estados fizeram isso – eles impuseram sanções adicionais lá, eles começaram a restringir algo na esfera financeira e bancária, embora houvesse um acordo para não fazer isso. Pelo que? Também não está muito claro.

 

A propósito, temos propostas conjuntas com a República Popular da China sobre como devemos avançar para a resolução deste problema. Essas propostas estão formuladas em nossos dois documentos, e isso é bem conhecido de todos. Vamos aderir à posição acordada.

 

A propósito, no que diz respeito às questões humanitárias e questões semelhantes, aqui também precisamos entender o estado da economia norte-coreana, quais são as necessidades dos cidadãos comuns, e não apertar os parafusos, mas, com base em considerações humanitárias, resolver certas questões.

 

Temos relações muito boas com a República da Coreia e sempre tivemos a oportunidade de dialogar tanto com a República da Coreia como com a República Popular Democrática da Coreia. Mas agora sabemos que a República da Coreia decidiu fornecer armas e munições à Ucrânia. Isso vai destruir nosso relacionamento. E como reagiria a República da Coreia se retomarmos a cooperação com a Coreia do Norte nesta área? Te faria feliz?

 

Peço que prestem atenção a isso.

 

F. Lukyanov:  Vladimir Vladimirovich, já que você mesmo disse que aqui é como uma família, abra o véu então para o nosso círculo familiar – houve muita especulação.

 

Quando você esteve na China no início de fevereiro e se encontrou com o presidente Xi, você o avisou sobre os planos para uma…

 

Vladimir Putin:  Não.

 

F. Lukyanov:  E então ele não expressou um insulto a você que eles não compartilharam de maneira amigável?

 

Vladimir Putin:  Você sabe, o líder chinês não é o tipo de pessoa que expressa queixas sobre qualquer coisa. Ele é um líder mundial auto-suficiente. E então, não temos tanta necessidade disso, tomamos decisões soberanas: tanto a Rússia quanto a República Popular da China.

 

Portanto, a China vê muito bem o que o desejo do Ocidente de avançar a infraestrutura do bloco da OTAN para nossas fronteiras significa para a Rússia, eles avaliam objetivamente essas situações. Assim como eles veem o que aconteceu no Donbass nos últimos oito anos, eles são perfeitamente capazes de avaliar as consequências e as causas do golpe de estado na Ucrânia em 2014.

 

É claro que a República Popular da China e a liderança chinesa defendem soluções pragmáticas e equilibradas para a crise que está ocorrendo na Ucrânia por meios pacíficos, e respeitamos essa posição.

 

Nelson  Wong, Xangai, China. É uma grande honra para mim estar aqui, Sr. Presidente.

 

Em seu discurso e em suas observações, você mencionou que a ordem mundial baseada em regras foi usada e ainda é usada com muita frequência pelo Ocidente, embora não esteja claro de onde veio essa ordem. E devo dizer que esta questão foi discutida com bastante frequência nos últimos quatro dias aqui como parte de nossas discussões.

 

Sr. Presidente, minha pergunta é a seguinte. Olhando para o futuro, vemos que estamos entrando em uma era onde não haverá superpotências. Deve ser dito que falamos sobre isso no primeiro dia de nossas discussões. Como a única superpotência, os EUA, perde o controle e entramos em uma nova era. Este não é apenas o começo do fim do status de superpotência dos EUA, na verdade, já estamos no processo de perdê-lo.

 

Na nova fase, parece-me que precisaremos também de certas regras. Se quisermos elaborar tais regras, do seu ponto de vista, Sr. Presidente, quais regras seriam mais importantes? É claro que ainda não existem tais regras, mas como hipótese: quais princípios devem ser observados quando novas regras são desenvolvidas?

 

Obrigada.

 

Vladimir Putin:  Por que não existem tais regras? Eles existem, eles estão estabelecidos na Carta das Nações Unidas. E essas regras são chamadas de direito internacional. Tudo o que você precisa fazer é seguir e entender essas regras da mesma maneira. É possível abandonar essas regras ou modernizá-las radicalmente somente quando a base para o desenvolvimento das relações em alguns outros princípios estiver preparada.

 

A Carta das Nações Unidas fixou o equilíbrio de poder existente após a Segunda Guerra Mundial. Claro, o mundo está mudando fundamentalmente, mudou. Gigantes como China, Índia, Indonésia, com uma grande população, estão crescendo, países tão grandes estão surgindo e se desenvolvendo na África – 200 milhões de pessoas cada, na América Latina.

 

O mundo está mudando. É claro que as normas do direito internacional devem acompanhar essas mudanças e regular as relações entre os Estados de acordo com o equilíbrio de poder que se desenvolve na vida real no mundo. Mas isso deve ser feito com calma, devagar, de acordo com princípios compreensíveis, e não por regras inventadas por alguém.

 

Eu disse na introdução, e quem leu essas regras? Eles falam sobre algumas regras – que regras? Onde estão escritos, quem concordou? É apenas uma bobagem. Para idiotas, ou o quê, tudo isso é dito? Para um público em geral de pessoas que nem sabem ler direito. Quais são as regras, quem trabalhou com eles? É só besteira, só isso. Não, é interminável, como nosso povo diz, infinitamente. E contra aqueles que não as cumprirem, introduziremos algum tipo de restrições e sanções.

 

Eles estão travando uma guerra comercial com a China e assim por diante, apontando o que a China deve fazer em suas províncias individuais, regular que tipo de relações deve haver, respeito aos direitos humanos. São ferramentas na luta contra a República Popular da China e ferramentas de concorrência desleal, é isso. Eles têm medo do poder crescente da China, e por isso tudo acontece: eles buscam os direitos humanos, e certas regiões da China são submetidas à distribuição de soluções para questões atuais de natureza econômica e política. O ponto é apenas este: a luta contra a China como um concorrente crescente, e todos os tipos de ferramentas estão sendo inventadas.

 

Qual pode ser a base – a observância de interesses, abertura e regras gerais, uniformemente compreendidas e aplicadas por todos os participantes da comunicação internacional. Precisamos alcançar esse equilíbrio de interesses, restaurar esse equilíbrio de interesses e seguir essas normas. Mas parece-me que isso deve ser feito publicamente, e não nos bastidores, não no interesse de um país ou de um grupo de países, mas no interesse de toda a comunidade internacional.

 

Fyodor Lukyanov:  Sem sair da China, Sr. Putin, e um pouco sobre a pergunta anterior sobre energia verde e outras questões. É claro que o mercado energético europeu, aparentemente, estará completamente fechado para nós nos próximos anos. Existe essa possibilidade.

 

Estamos prontos para construir rapidamente a infraestrutura para os mercados asiáticos?

 

Vladimir Putin:  Você sabe, nós não fizemos isso com base na situação de hoje, nós fizemos isso há muito tempo. O Poder da Sibéria não foi construído em conexão com os eventos na Ucrânia – foi construído porque estávamos cientes de que as necessidades energéticas de nossos amigos na China estão crescendo e temos a capacidade de atender a essas necessidades.

 

Também estamos negociando com a Índia várias maneiras de entregar nossos recursos energéticos ao mercado indiano e com outros países. Continuaremos a liquefazer o gás natural. Nossa participação nos mercados globais de GNL ainda é modesta, mas está em constante crescimento. Nós continuaremos a fazer isso. Vamos desenvolver essa direção, repito, nem mesmo em relação às restrições de hoje, mas porque essas são as tendências do desenvolvimento da economia mundial.

 

A economia chinesa em paridade de poder de compra tornou-se maior do que a americana – é um fato, e as necessidades estão crescendo. Por que nós, especialmente nossos amigos, vizinhos, temos relações maravilhosas, uma fronteira comum, por que não devemos fornecer algo lá, assim como para outros países asiáticos? Já o fizemos e continuaremos a fazê-lo.

 

Agora, de fato, já concordamos com um novo sistema através da Mongólia. Tanto a Mongólia quanto a China estão interessadas. Vamos permitir que nossos amigos e parceiros extraiam nossos recursos – por algum motivo – assim como fizemos com os europeus, com os americanos, mas eles preferem sair do nosso mercado – a bandeira está em suas mãos, deixe-os mover para onde quiserem, em qualquer direção. É bom para eles ou não? Eu acho muito ruim.

 

Eles saem com perdas. Quem quiser, que entre, estamos abertos à cooperação, esse processo vai continuar. Estejamos prontos para isso ou não, estamos nos preparando para isso há muito tempo, por muitos anos, e continuaremos esse processo. Não vejo aqui nenhum obstáculo intransponível, nenhum problema que não possamos resolver, tudo será resolvido.

 

Alexander Dzermant:  Alexey Dzermant, Minsk, Bielorrússia.

 

Antes de fazer a minha pergunta, Vladimir Vladimirovich, gostaria de transmitir as palavras de apoio de muitos, muitos bielorrussos. Costumo me encontrar com eles em plataformas de discussão onde discutimos eventos, incluindo a Ucrânia. Portanto, pessoalmente a você e à Rússia, que está lutando contra o nazismo na Ucrânia, o mais ardente apoio dos cidadãos do meu país.

 

A pergunta que eu gostaria de fazer é a seguinte. Devido ao fato de que o Ocidente, de fato, está construindo muros reais, estabelecendo um bloqueio, pressão de sanções sobre a República da Bielorrússia e a Rússia, o corredor Norte-Sul está se tornando muito importante no sentido logístico e financeiro. É claro que agora é importante preenchê-lo com projetos específicos que incluam a Rússia e a Bielorrússia.

 

Mas você não acha que com o crescimento do desenvolvimento da Ásia, do Oriente como um todo, precisamos não apenas desenvolver a infraestrutura material, mas também atentar para o aspecto cultural e humanitário, para que nossas ideias, valores, e certas visões de mundo coincidem com os países do Oriente?

 

Obrigada.

 

Vladimir Putin:  Você está certo. Mas nós fazemos. E nem porque alguém está construindo um muro do Oeste, mas sempre fazemos isso.

 

Afinal, veja, a maior parte da população da Rússia está localizada na parte européia, mas o território está em grande parte além dos Montes Urais, então a Rússia é um país da Eurásia, sempre nos lembramos disso, nunca nos esquecemos disso. Tradicionalmente desenvolvemos relações com os países asiáticos, e ainda mais agora, quando se observa um crescimento tão explosivo lá – não agora, já há vários anos.

 

Vemos tudo, e é por isso que já reorientamos em grande medida nossa cooperação com os países asiáticos. Bem, é claro, é possível desenvolver laços econômicos sem prestar atenção ao componente humanitário? Mas, de certa forma, a China e a Índia são o berço das civilizações mundiais, sempre tratamos isso com muito respeito, atenção e interesse.

 

O interesse do público russo por essas civilizações sempre foi muito alto. Aliás, escolas para o estudo da Índia, China, a cultura de ambos os estados, os povos desses estados, e esses também são estados multinacionais, temos um nível muito alto de ciência nessas áreas, isso sempre foi tradicional para Rússia, e vamos apoiá-lo no futuro.

 

Fyodor Lukyanov:  Caros colegas, entramos em nossa quarta hora de trabalho. Acho que já abusamos do tempo do presidente da Federação Russa. Mais uma pergunta? Há.

 

Vladimir Putin:  Por favor.

 

Pilani Mtembu da África do Sul, Institute for Global Dialogue.

 

Senhor Presidente, o senhor disse que o Ocidente não é capaz de liderar unilateralmente toda a humanidade e que precisamos construir uma sinfonia de civilização humana. Eu estaria interessado se você pudesse nos contar com mais detalhes sobre seus pensamentos se quisermos construir uma ordem mundial multipolar, a importância da cooperação regional como forma de manter e construir os blocos de construção da multipolaridade.

 

E mais algumas palavras do ponto de vista da interação russa com a África, em particular sobre a cúpula Rússia-África.

 

Obrigada.

 

Vladimir Putin:  Temos relações muito boas, tradicionalmente boas com a África como um todo, inclusive com a República da África do Sul desde, como você sabe, a luta da África por sua independência, desde a luta contra o colonialismo. Essas relações absolutamente únicas se desenvolveram durante os anos em que a União Soviética e a Rússia apoiaram os estados africanos em sua luta por sua liberdade.

 

E esta base das nossas relações, que se formou em décadas anteriores, naturalmente, deve ser aproveitada nas novas condições para o desenvolvimento das relações multilaterais com os Estados africanos hoje, incluindo com a República da África do Sul, que, como sabem, é nosso parceiro muito ativo e eficaz e no âmbito do BRICS.

 

Valorizamos isso, conhecemos as possibilidades da República da África do Sul. Conhecemos as oportunidades e estamos confiantes no futuro do continente africano, e certamente desenvolveremos nossas relações com os países africanos, tanto com aqueles com os quais estabelecemos relações tradicionais nas últimas décadas quanto com aqueles com os quais estão se desenvolvendo apenas agora .

 

Mas quanto à essência da sua pergunta e sua primeira parte. Eu, em princípio, parece-me, respondi – dificilmente posso detalhar minha posição em uma resposta curta.

 

Precisamos encontrar um equilíbrio de interesses. Isso não pode ser feito em condições de hegemonia ou na tentativa de manter a hegemonia de um país ou grupo de países em relação ao resto da humanidade. Esses hegemônicos terão que contar com essas demandas legítimas da esmagadora maioria dos participantes da comunicação internacional – e não em palavras, mas em atos.

 

Afinal, o que está acontecendo? Em palavras, todos são pela igualdade, pelo apoio dos países africanos, por exemplo, e assim por diante. Em palavras, tudo soa bonito, mas na prática o que acontece? Afinal, que instrumentos são usadoshoje, digamos, um instrumento do mesmo dólar ou outras moedas, digamos, o euro. O que acontece na vida prática? Foram impressos 5,9 trilhões de dólares nos últimos dois anos e 2,9 trilhões de euros. Para onde foi esse dinheiro? Eles foram comprar mercadorias nos mercados mundiais, e os Estados Unidos, de um importador líquido de alimentos, começaram a comprar mais alimentos nos mercados mundiais do que vendem aos mercados mundiais, começaram a comprar alimentos devido ao fato de terem uma impressora.

 

É a isso que o monopólio financeiro leva – imediatamente houve uma escassez. Não só houve quebra de safra no ano anterior e pandemia, redução na produção, dinheiro foi impresso na luta contra a pandemia, jogado fora para sua população – começou a compra de alimentos, os preços subiram. E quem sofre? Em primeiro lugar, os países da África e, em parte, da América Latina e da Ásia. Alguém pensa nisso? Claro, quem faz isso pensa. Eles não se importavam com as consequências. Eles decidem seus interesses sem pensar nas consequências que virão para os mesmos países africanos.

 

O mesmo está acontecendo em outra parte do mercado de alimentos relacionado a fertilizantes. Ouça, como é possível? Já falei sobre isso, vou repetir. Como poderia ser tomada a decisão de suspender as restrições e proibições de fertilizantes russos na Europa e, em seguida, emitir uma explicação de que essas restrições foram levantadas apenas para os países da UE? Eles são completamente loucos, ou o quê? Eles emitiram este esclarecimento por escrito. Como você pode imaginar isso? Mas eles fazem isso sem constrangimento, sem nada. O que é isso, manter um equilíbrio de interesses, ou o quê?

 

Já dissemos muitas vezes: temos 300.000 toneladas de fertilizantes apreendidos, depositados nos portos europeus. Nossas empresas estão prontas para doar de graça, mas não o doam, inclusive para países africanos. Alguns líderes de países africanos me perguntaram onde exatamente. Pedi aos meus assistentes que enviassem onde e quanto eles encontram – 300.000 toneladas, isso é milhões de dólares.

 

Dê aos países mais pobres, eles precisam. Não, eles não soltam. O que é isso, manter um equilíbrio de interesses? Se você quer lutar com a Rússia, coloque a bandeira em suas mãos, lute. Você não quer que recebamos renda adicional, mas damos de graça, não há renda. Devolva aos países em desenvolvimento, suas ações só contribuem para o fato de que os preços estão subindo. Por que você está fazendo isso? Então eles estão interessados ??nisso.

 

O que é isso, um equilíbrio de interesses? Como garantir que o relacionamento seja estável? Precisamos alcançar esse equilíbrio, precisamos agir no âmbito das normas que chamamos de normas do direito internacional, precisamos harmonizá-las e aderir a elas, inclusive no setor financeiro, para criar sistemas independentes de acordos internacionais, que eu falou sobre.

 

Aqui eu dei um exemplo específico do que a emissão sem fim, a emissão ilimitada das principais moedas leva. Também tem implicações práticas, inclusive e sobretudo para os países em desenvolvimento.

 

Eu gostaria de voltar a isso mais uma vez: para que o mundo seja estável, esse equilíbrio de interesses deve ser alcançado.

 

D. Constantakopoulos : Você acha que chegou a hora de uma integração mais profunda no espaço da antiga União Soviética?

 

E a segunda pergunta. Qual é a sua mensagem para os cidadãos comuns dos países ocidentais? Se você tivesse um cidadão ocidental na sua frente, o que você diria a ele?

 

Vladimir Putin : Primeiro, em relação à integração.

 

Essa é uma pergunta muito sutil. Aqui, também, devemos alcançar exatamente o que tenho falado em relação ao mundo inteiro – precisamos alcançar um equilíbrio de interesses. Isso deve ser feito profissionalmente, sem pressa e de forma consistente. Temos alguns planos no âmbito da União Econômica da Eurásia. Trata-se da eliminação das restrições aos grupos de mercadorias mais importantes, a fim de assegurar plenamente a livre circulação de mercadorias, finanças, capitais e mão-de-obra.

 

Não acho aconselhável avançar, como foi, digamos, na União Europeia, quando alguns países com certo nível de desenvolvimento econômico entraram na zona do euro e não sabiam o que fazer com isso , porque os problemas surgem quando a ferramenta de inflação se torna indisponível para regular a situação dentro da economia. Refiro-me à situação bem conhecida, por exemplo, com a Grécia e com alguns outros países.

 

Portanto, não devemos nos antecipar, mas devemos avançar consistentemente para a implementação dos planos que foram delineados. Sabemos o que devemos fazer nesse sentido e com certeza o faremos, levando em consideração os interesses de todos os participantes desse processo.

 

Quanto à nossa mensagem aos cidadãos comuns dos países ocidentais – tanto os Estados Unidos quanto a Europa. Quero dizer o mais importante: lutar por aumentos salariais – esta é a primeira coisa. Em segundo lugar, não acredite que a Rússia é seu inimigo ou mesmo adversário. A Rússia é sua amiga, fazemos tudo há décadas e estamos prontos para fazer tudo no futuro para fortalecer nossas relações.

 

A este respeito, veio-me à mente uma anedota que contei recentemente aos meus colegas. Um amigo da Alemanha me falou sobre isso recentemente. Família, filho pergunta ao pai: “Pai, por que está tão frio?” E ele diz: "Porque a Rússia atacou a Ucrânia." A criança pergunta: “O que temos a ver com isso?” “E impomos sanções contra os russos.” – "Por que?" “Para fazê-los se sentirem mal.” “O que somos nós, russos?”

 

Eu quero dizer que todos os problemas, e isso se refere aos cidadãos dos países europeus neste caso, e dos Estados Unidos também, todos os problemas que surgem a esse respeito não estão relacionados às ações da Rússia. Estão relacionados com os erros sistémicos da vossa direcção política, da direcção política dos vossos países – tanto no domínio da energia, como no domínio alimentar, e no domínio da política monetária, que conduziu a um aumento sem precedentes da inflação e escassez de recursos energéticos. A Rússia não tem nada a ver com isso, é o resultado de erros sistêmicos da liderança de seus países. E precisamos fazer uma análise sólida do que está acontecendo e buscar uma mudança na política econômica.

 

Quanto à política internacional, é claro, esta é sempre a decisão de Estados soberanos, mas deve, é claro, ser baseada na opinião dos eleitores, cidadãos comuns de um determinado país. Mas os cidadãos comuns devem saber – terminarei onde comecei: a Rússia não é um inimigo e nunca teve intenções maliciosas em relação aos estados europeus e aos Estados Unidos.

 

E sabemos que nós, a Rússia, temos muitos amigos lá. Construiremos nossas relações com o chamado Ocidente coletivo, contando justamente com essa parcela da população dos países europeus e dos Estados Unidos.

 

Fyodor Lukyanov: Senhor Putin  , o apelo para lutar por salários mais altos também se aplica aos cidadãos russos?

 

Vladimir Putin:  E devo dizer-lhe que esta é uma das questões fundamentais com as quais o governo deve lidar, e os sindicatos estão fazendo isso, não importa o que aconteça, não importa quais operações especiais.

 

Existe um diálogo complexo em curso na comissão tripartida entre os representantes dos empregadores, dos sindicatos e do Governo. Este diálogo continua.

 

Vemos que os rendimentos nominais dos cidadãos estão crescendo, enquanto os reais se tornaram um pouco menores. Tendo em conta o estado da economia russa, podemos e devemos fazê-lo. De acordo com os planos existentes do governo russo, espero que todas as tarefas que nos propusemos nesse sentido e nessa linha sejam resolvidas.

 

Fyodor Lukyanov:  Vladimir Vladimirovich, você não dá ordens aqui, eu dou ordens aqui. (Riso.)

 

Vladimir Putin:  Isso se chama hegemonismo.

 

Fyodor Lukyanov: Ainda  não o superamos.

 

Colegas, proponho uma blitz no final. Natalia [Zaiser] está ofendida, e há mais duas perguntas, e vamos terminar com isso.

 

Vladimir Putin:  Ótimo.

 

Natalia Zaiser, Iniciativa Empresarial Africana.

 

Há quase 15 anos venho desenvolvendo relações internacionais e ampliando contatos no campo da diplomacia pública. Como uma pessoa que constrói pontes, é importante para mim sempre projetar algumas ações no futuro.

 

É óbvio que estamos diante de uma certa nova etapa histórica e, quando o capítulo dos eventos atuais terminar, haverá a necessidade de formar novas ou outras instituições de parceria internacional. E provavelmente não estamos falando de países que se decidiram, mas também de países que, devido à sua posição geopolítica, não podem expressar abertamente suas intenções e posições.

 

Vladimir Vladimirovich, como você vê a nova instituição de parceria internacional? Que base de paridade a Rússia está disposta a oferecer ao nível internacional? Que mecanismos, ferramentas e pessoas são necessárias para adquirir novos aliados, parceiros, amigos não em um nível declarativo, mas em um nível fundamentalmente responsável em seus acordos? Você acha que faz sentido para nós mudar algumas ou construir outras abordagens dentro da parceria internacional do futuro?

 

Obrigada.

 

Vladimir Putin:  Você sabe, você tem uma pergunta tão ampla, se pode ser chamada de pergunta, é como uma posição.

 

O que eu gostaria de dizer. Parece-me que, em geral, já respondi praticamente ao que você acabou de perguntar. Devemos e podemos apostar na cooperação, sobretudo com os países que são soberanos na tomada de decisões fundamentais. Este é o primeiro.

 

Segundo. O consenso deve ser buscado na tomada dessas decisões.

 

E, em terceiro lugar, alcançar um equilíbrio de interesses.

 

Dentro de quais instituições? Em primeiro lugar, é claro, trata-se de organizações internacionais universais, e a número um aqui são as Nações Unidas.

 

Alan Freeman (retraduzido) :  Sr. Presidente, eu vim do Canadá, um país da OTAN. O futuro primeiro-ministro, ou melhor, seu avô, era um Bandera. A insatisfação com a posição da OTAN é ouvida em todo o mundo, e há muitas vozes no Sul global. Essas vozes existem tanto no Norte quanto no Oeste coletivo. Por que não os ouvimos? Porque eles são reprimidos.

 

Veja o que aconteceu com Julian Assange. A mídia, as elites políticas, as elites acadêmicas estão fazendo uma campanha sem precedentes, é racista e russofóbica, intimida as pessoas, não permite que elas expressem toda a sua discordância com o que seus governos estão fazendo. Aqui você não vê a escala total da oposição que existe na Europa, no Canadá, no Reino Unido, aqui você não vê.

 

O que podemos fazer para construir um relacionamento entre aqueles no Ocidente coletivo que estão lutando contra o que seu governo está fazendo e aqueles que estão apoiando o que está acontecendo no Sul global e na Rússia pelas ações corajosas da Rússia no cenário global?

 

Vladimir Putin:  Parece-me que ninguém deve sacrificar nada do conjunto de seus interesses nacionais, basta lutar por seus interesses nacionais, e trabalharemos em uníssono com você.

 

É claro que não estamos imersos nos detalhes da luta política interna nos países do Ocidente coletivo, como você mencionou. Não estamos envolvidos – você sabe, provavelmente melhor do que eu – com algum tipo de trabalho praticamente no nível de serviços especiais com a oposição, como o Ocidente faz em relação a nós e em relação à nossa oposição. Sabemos que lá estão sendo gastos centenas de milhões, senão bilhões, de dólares para apoiar a oposição e, em todas as direções, por vários canais, já estão pensando em tudo para enviar recursos financeiros à Rússia para esses fins. Não podemos nem acompanhar. Mas não fazemos nada disso.

 

Mas esperamos – e já o disse muitas vezes hoje, na minha opinião, mesmo na minha intervenção – que a nossa própria posição sobre as questões fundamentais do desenvolvimento das relações internacionais e simplesmente do desenvolvimento, o desenvolvimento das sociedades, seja atractiva para um grande número de pessoas não só no mundo como um todo, mas também nos países ocidentais.

 

Acabei de falar sobre isso. Sabemos que temos muitos adeptos lá. Contando com esses apoiadores, construiremos relações com os países do chamado Ocidente coletivo.

 

De minha parte, só posso desejar-lhe sucesso na luta pelos seus interesses nacionais. Isso será suficiente para estabelecer boas relações com a Rússia.

 

(Voltando-se para F. Lukyanov.)

 

De qualquer forma, deixe-me dar a última palavra.

 

Vou pedir a qualquer um dos presentes que levante a mão e responda à sua pergunta.

 

Sim. Por favor.

 

Gabor Stir:  Boa tarde, Sr. Presidente!

 

No início da conversa, você falou sobre quais eram os objetivos, como você avaliou a situação, e a minha pergunta é a seguinte: em 24 de fevereiro, você achava que em oito meses a NWO continuaria? E não só continua, como a situação se agrava. Além disso, muitos no mundo já estão com medo do início da Terceira Guerra Mundial.

 

Daí a pergunta. Uma das minhas cidades favoritas no espaço pós-soviético é Odessa. O que você acha, me dê um conselho: se eu gostaria de ir lá no próximo verão ou em dois anos …

 

Vladimir Putin:  Não demore, vá o mais rápido possível. Piada. Brincando.

 

G. Stir:  Em dois anos, então, devo pedir um visto russo ou ucraniano?

 

Vladimir Putin:  Você sabe, Odessa é realmente uma das cidades mais bonitas do mundo. Como você sabe, Odessa foi fundada por Catarina II, e mesmo nacionalistas extremistas, na minha opinião, não se atrevem a demolir o monumento ao fundador da cidade.

 

Odessa pode ser tanto um pomo de discórdia quanto um símbolo de resolução de conflitos e um símbolo de encontrar alguma solução para tudo o que está acontecendo agora. A questão não é conosco. Dissemos muitas vezes que estamos prontos para as negociações, e eu recentemente, falando no Kremlin, mencionei isso publicamente novamente. Mas os líderes do regime de Kyiv decidiram não continuar as negociações com a Federação Russa. Aqueles que – e são muitos deles… No entanto, a palavra decisiva pertence àqueles que implementam esta política em Washington. É muito simples resolver este problema: dar um sinal adequado a Kyiv para que mudem de posição e se esforcem para resolver estes problemas pacificamente. Isso é tudo.

 

E quanto à sua possível viagem a Odessa, então, sem brincadeiras, recomendo que a faça. Esta é realmente uma cidade muito boa e bonita, com tradições e história maravilhosas. Vale a pena admirá-lo.

 

É verdade que nos últimos anos, pelo menos quando estive em Odessa, não me causou a melhor impressão, porque os serviços públicos estavam claramente em declínio, isso era evidente até nas fachadas dos edifícios, embora parecesse não haver nada em o centro ainda assim, estava preservado, um pouco para o lado – tudo já não parecia tão apresentável ali. Mas vale a pena ver Odessa.

 

Vamos terminar. Por favor.

 

F. Lukyanov:  Depois Carlos Ron, afinal, Venezuela, como sem ela.

 

Vladimir Putin:  Eu gostaria que os russos terminassem. Bem, vamos.

 

Caroline Ron :  Sr. Presidente, saudações da Venezuela, do seu amigo, Sr. Presidente Nicolas Maduro.

 

No momento, cerca de 30% dos países do mundo estão sob algum tipo de sanções ilegais dos Estados Unidos. Você falou sobre a importância de proteger os princípios consagrados na Carta da ONU. No mês passado, o Grupo de Amigos em Defesa da Carta da ONU se reuniu em Nova York, e uma das questões levantadas no encontro foi como contribuir para a criação de uma zona livre de sanções ilegais, onde se pudesse fazer negócios, assuntos sem medo de tais sanções?

 

O que você acha que a Rússia poderia fazer para criar tal espaço? E como você acha que isso pode acontecer? Talvez você tenha outra mensagem para o povo da Venezuela.

 

Vladimir Putin: Ao  se opor às sanções que lhe foram impostas, a Rússia está na verdade criando, em certo sentido, um espaço de liberdade para que não se possa ter medo da pressão das sanções e desenvolver livremente os laços econômicos entre várias regiões do mundo e mais diferentes países.

 

Não há necessidade de soluções especiais. Apenas o próprio exemplo do que está acontecendo, parece-me, é indicativo. Agora, um colega perguntou que tipo de sinais estamos prontos para enviar aos cidadãos dos países europeus e ocidentais em geral. Falei sobre isso, mas também falei sobre os erros que foram cometidos pela liderança política dos países ocidentais na economia global, nos setores financeiro, energético e alimentar.

 

Aqui está uma das confirmações. Sanções foram impostas à Venezuela. Ela foi uma das maiores produtoras de petróleo até recentemente. Sanções foram impostas ao Irã, sanções foram impostas à Rússia. Agora eles estão ameaçando impor sanções à Arábia Saudita. Eles querem introduzir um teto nos preços do petróleo e do gás russos. Bem, a cada passo eles cometem um erro que leva a consequências terríveis para os países que impõem essas sanções. Este é apenas um dos exemplos. E então eles procuram alguém para culpar. Eles fazem tudo sozinhos e depois procuram os culpados.

 

No entanto, a Venezuela está se desenvolvendo. Há grandes problemas, sabemos disso, mas a Venezuela os supera.

 

Essas sanções foram impostas à Rússia, eles esperavam um colapso completo da economia russa, aqui já no início da nossa reunião de hoje falamos sobre isso. Mas essa blitzkrieg contra a economia russa não aconteceu.

 

O que está acontecendo? Veja, nossa inflação anual será de cerca de 12%, e tem uma tendência de queda. No primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com nossos especialistas, será algo em torno de 5%. Nos países avançados da UE é 17 (aqui na Holanda), e em alguns países é 21-23 [por cento], o dobro do nosso.

 

Desemprego – 3,8 por cento. Tornou-se menor, o desemprego do que no período pré-pandemia era de 4,7. Nosso déficit orçamentário no próximo ano é de 2%, depois 1,4% e, um ano depois, 0,7%. É maior em quase todos os países da zona do euro. A dívida pública é fundamentalmente menor do que na zona do euro, seja nos Estados Unidos ou na Grã-Bretanha.

 

Teremos uma recessão na economia este ano – cerca de 2,8-2,9 por cento. Vai ser. Mas a produção industrial e o processamento permanecem aproximadamente no mesmo nível. Construção, o setor da construção civil cresceu mais de 5 por cento – 5,1 por cento – ao longo dos oito meses deste ano. A agricultura dobrou e a tendência é crescente.

 

Estamos aumentando o volume de empréstimos tanto para o setor corporativo quanto para o setor de consumo. Houve um aumento nos empréstimos. Sim, vimos alguns problemas relacionados à saída de dinheiro dos bancos, relacionados a eventos conhecidos. O dinheiro começou a voltar, e os cidadãos estão fazendo a coisa certa, porque ao invés de guardar dinheiro debaixo do travesseiro, perder dinheiro com a inflação, é melhor ter pelo menos algum interesse no banco, isso é bastante óbvio. A estabilidade do nosso sistema bancário é confiável, o sistema bancário é altamente estável. Repito, os empréstimos estão crescendo.

 

Você me perguntou: o que a Rússia pode fazer para criar as condições para viver independentemente dessas sanções e se desenvolver de forma sustentável? Parece-me que este é um bom exemplo, e é necessário unir os esforços de todos aqueles que estão interessados ??nisso, para alcançar este acordo e um equilíbrio de interesses, de que já falei muitas vezes. E então, sem dúvida, o sucesso será garantido.

 

Vamos terminar aqui.

 

Fyodor Lukyanov:  Bem, finalmente.

 

Vladimir Vladimirovich, comecei dizendo que estávamos ansiosos para vê-lo. Parece-me que sairemos extremamente satisfeitos e meditaremos por muito tempo. É difícil para mim, sentado aqui, [avaliar] – é claro que as impressões podem ser diferentes, mas acho que essa é uma das discussões mais bem-sucedidas que tivemos em termos de cobertura de tópicos e atmosfera geral.

 

Muito obrigado, e realmente esperamos, já estamos começando a ansiar por vê-lo em um ano.

 

Vladimir Putin:  Tudo bem.

 

Quero expressar minha gratidão ao nosso moderador, apresentador. E, claro, gostaria de agradecer a todos pelo interesse que demonstram nas relações com a Rússia, quero dizer, em primeiro lugar, é claro, nossos convidados estrangeiros.

 

Gostaria de agradecer a todos os especialistas do Valdai Club por seu trabalho nesta plataforma e, claro, por dar uma contribuição notável e significativa para as sessões de brainstorming tão necessárias, inclusive para a tomada de decisões em nível prático.

 

Obrigada. Boa sorte.

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