A AviancaTaca, que inclui a subsidiária AeroGal do Equador, assinou acordo de compra para 33 aeronaves A320neo ecoeficientes e 18 aeronaves da Família A320. O pedido, que é o maior proveniente de uma única companhia aérea na região em termos de quantidade de aeronaves, segue o memorando de entendimento assinado durante o Le Bourget Air Show em Paris em junho de 2011.
As novas aeronaves apoiarão a expansão da AviancaTaca em novos mercados na América Latina, enquanto mantém a frota da companhia entre as mais novas da região.
“Com esse pedido, a AviancaTaca e nossas subsidiárias continuarão o processo de modernização que inclui a renovação da frota como seu principal foco. Nosso objetivo é oferecer aos viajantes as aeronaves mais confortáveis e eficientes no mercado, e estamos orgulhosos porque a aeronave A320neo é reconhecida por sua ecoeficiência e tecnologia de ponta”, disse Fabio Villegas, presidente da AviancaTaca.
“Na Airbus, estamos muito orgulhosos de nossa contribuição para a história de sucesso da AviancaTaca”, disse John Leahy, Diretor de Operações da Airbus, Clientes. “Graças aos custos operacionais e conforto imbatíveis que oferece aos passageiros, a Família A320 tornou-se a primeira escolha para aeronaves de corredor único entre os operadores mais importantes em todo o mundo”.
A AviancaTaca assinou encomendas firmes para 190 aeronaves Airbus (incluindo as últimas 51) e atualmente tem 88 aeronaves da Família A320 e 8 A330 em serviço. A AviancaTaca opera todas as aeronaves da Família A320: A318, A319, A320 e A321.
Mais de 8.300 aeronaves da Família A320 já foram encomendadas e em torno de 5.000 entregues a mais de 340 clientes e operadores em todo o mundo, reafirmando sua posição como a família de aeronaves de corredor unido líder de vendas no mundo. O A320neo tem mais de 95% de similaridade estrutural, tornando-o fácil encaixe em frotas existentes enquanto oferece até 500 milhas náuticas (950 quilômetros) a mais de alcance ou duas toneladas a mais de carga paga em um dado alcance.
O A320neo é uma nova opção de motor para a Família A320, que entrará em serviço a partir de 2015 e incorpora a última geração de motores e grandes dispositivos de ponta de asas chamados “Sharklets”, que juntos oferecerão 15% em economia de combustível. A redução em queima de combustível é equivalente a 1,4 milhão de litros de combustível – o consumo de 1.000 carros de porte médio, economizando 3.600 toneladas de CO2 por aeronave por ano. As emissões de NOx do A320neo estão 50% abaixo do CAEP/6, e essa aeronave também possui pegada de ruído consideravelmente menor.
Até hoje, a Airbus vendeu 666 aeronaves na América Latina e tem uma carteira de 351. O número de aeronaves Airbus em operação em toda a América Latina e Caribe atinge 435 unidades. Nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou sua frota em serviço, enquanto entrega mais de 60% de todas as aeronaves em operação na região.