Search
Close this search box.

“A XV CMDA foi uma grande oportunidade para fomento da BIDS”, diz ministro da Defesa do Brasil

A XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), que reuniu representantes de 21 países em Brasília (DF), terminou oficialmente na última sexta-feira (29). O evento começou no dia 25 e contou com a participação da  ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e de 21 empresas nacionais da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança).

A Conferência de Ministros de Estado das Américas é o maior encontro do hemisfério ocidental relacionado à temática de Defesa e Segurança. A cada dois anos, o país-sede é alternado entre as 34 nações que compõem o fórum. O Brasil é o país anfitrião do biênio 2021-2022; a Argentina receberá a próxima edição  (2023-2024). 

Na avaliação do ministro da Defesa do Brasil, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, a XV CMDA cumpriu seu papel em fortalecer os laços entre os membros da CMDA. “O compromisso dos nossos países com a democracia e a liberdade é um parâmetro que deve nortear nossas ações. Foram definidas nesta conferência as atividades a serem conduzidas na próxima edição. Já temos metas. O Brasil sediará em 2023 o exercício de ciberdefesa dos Estados membros da CMDA”, disse o ministro nesta quinta-feira (28). O ministro também  ressaltou a importância da 7ª Mostra BID Brasil para o setor e convidou as delegações para participarem do evento, que acontece este ano, em Brasília.

Em nota, o Ministério da Defesa informou também que o encontro foi uma oportunidade para “firmar tratativas e negócios visando ao fomento e ao desenvolvimento da Base Industrial de Defesa nacional, além de palco para discussões atuais sobre Defesa e Segurança”.

Entre terça (26) e quinta-feira (28), as delegações internacionais que participaram da Conferência tiveram a oportunidade de conhecer tecnologias e produtos de defesa e segurança desenvolvidos no Brasil. A Seprod (Secretaria de Produtos de Defesa) do Ministério da Defesa, com apoio da ABIMDE, coordenou uma ‘mini Mostra BID’ no saguão próximo ao auditório onde acontecia a Conferência.

“O nosso objetivo foi apresentar uma pequena mostra da capacitação tecnológica e da diversidade de soluções e produtos desenvolvidos e fabricados no Brasil. O nosso país produz tecnologia em estado da arte para diversos segmentos da Defesa e Segurança. Temos potencial para estabelecer muitas parcerias com países e empresas coirmãs nas Américas”, disse o Dr. Roberto Gallo, Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, acrescentando que “as delegações que visitaram o espaço ficaram surpreendidas com as nossas capacidades”.

Coordenada pela ABIMDE, que representa uma base que congrega mais de 200 associadas, a Mostra contou com a presença de representantes das seguintes empresas: Akaer, Ares, Atech, Avionics, Berkana, CBC, Condor, CSD,  Dupont, Embraer, Emgepron, Gespi, Imbel, Iveco, Kryptus, Leonardo do Brasil, Mac Jee, MTX, Ocellott, Siatt e Taurus. 

O secretário Marcos Degaut, da Seprod, manifestou agradecimento pelo apoio e ressaltou a importância da promoção das empresas nacionais e fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança.

“Quero agradecer em nome da Seprod, do Ministério da Defesa, pela receptividade para com a nossa ideia de fazer uma mini exposição de produtos de defesa durante a Conferência de Ministros da Defesa das Américas. Foi um sucesso. Todos os senhores colaboraram de forma mais prestativa e ágil possível para que esse evento pudesse ser realizado. Então, gostaria de reforçar esse agradecimento, e vamos agora trabalhar para que as próximas atividades, incluindo a nossa BID Brasil, sejam melhores e maiores. E que consigam colocar nossa Indústria  de Defesa cada vez mais evidência”, disse Degaut.

Mostra BID Brasil

A 7ª Mostra BID Brasil, realizada pela ABIMDE em parceria com a ApexBrasil, vai acontecer entre os dias 6 e 8 de dezembro deste ano, em Brasília (DF). Mais importante evento nacional dos segmentos de defesa e segurança, a Mostra BID Brasil reúne as principais empresas brasileiras e instituições destes mercados, promovendo agenda de negócios, networking e a divulgação de conhecimentos e inovações tecnológicas.

Durante os três dias do evento, os principais players de defesa e segurança do Brasil irão expor produtos, tecnologias e soluções  para um público qualificado, que inclui representantes das Forças Armadas e de Segurança Pública, os poderes executivo e legislativo, delegações militares e diplomáticas estrangeiras e profissionais especializados.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter