Quatro americanos morreram na queda de uma aeronave militar em que estavam para exercícios da OTAN na Noruega, anunciou neste sábado (19) o Ministério da Defesa em Oslo.
"Todas as quatro vítimas têm nacionalidade americana", disse à AFP uma porta-voz do ministério da Defesa.
"É com grande tristeza que recebemos a mensagem de que quatro soldados americanos morreram em um acidente de uma aeronave na noite passada", anunciou, no Twitter, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre.
"Os soldados estavam participando dos exercícios 'Cold Response' da OTAN", acrescentou.
A aeronave, um modelo Osprey, pertencia ao Exército dos EUA e havia desaparecido do radar na tarde de sexta-feira, em um momento em que as condições climáticas eram complicadas, anunciaram os serviços de resgate locais, explicando que o mau tempo dificultava as buscas.
"À 1h30, a polícia chegou ao local do acidente", explicou o ministério da Defesa norueguês em comunicado neste sábado.
"Todas as quatro pessoas a bordo morreram", acrescentou.
Os exercícios Cold Response mobilizam 200 aeronaves e cerca de 50 navios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Esses exercícios militares, que durarão até 1º de abril, visam testar a capacidade da Noruega de receber reforços externos em caso de agressão de um país terceiro, nos termos do artigo 5 da Carta da Aliança, que obriga os membros a prestar ajuda a um Estado-membro.
Nota DefesaNet:
O Bell Boeing V-22 Osprey é uma aeronave militar multifunção, capaz de pousos e decolagens verticais (VTOL) e em terreno curto (STOL). Ele foi desenhado para cumprir as funções de um helicóptero convencional e de um avião de turboélice de alta velocidade e longo alcance (Convertiplano).
Seu programa de desenvolvimento começou em 1981 e custou US$ 35 bilhões de dólares. O projeto foi entregue, em 1983, as empresas Bell Helicopter e Boeing Helicopters para desenvolver a aeronave tiltrotor. As empresas produziriam juntas o avião assim que este estivesse completo.
O primeiro V-22 voou em 1989. O projeto sofreu algumas alterações, devido a dificuldades técnicas, o que levou a vários atrasos no programa. Em junho de 2007, as primeiras unidades foram entregues as Forças Armadas dos Estados Unidos e começaram a substituir o Boeing Vertol CH-46 Sea Knight na marinha.
Em outubro do mesmo ano, a força aérea também aceitou as primeiras encomendas do V-22. Em 2009, no Iraque, eles foram usados pela primeira vez em uma operação militar. Eles também foram usados em ações de inteligência e resgate no Afeganistão, Sudão e Líbia.