ANSA
01 Fevereiro 2022
A Enel X Brasil, a Leonardo e a TIM Brasil firmaram um memorando de intenções com o governo do Rio de Janeiro nesta terça-feira (1º) para iniciar o estudo de soluções conjuntas para transformar o Rio em "modelo de cidade inteligente, segura e resiliente".
Além de representantes das empresas, participaram do evento o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, e o cônsul-geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia del Giudice.
Ambasciatore Azzarello a Rio de Janeiro con Governatore @claudiocastroRJ, Palácio da Guanabara. Firma del memorandum TIM Brasil, Enel X Brasil e Leonardo per trasformare Rio de Janeiro in un modello di città intelligente, sicura e resiliente @ItalyMFA https://t.co/bNVrx5AqVt pic.twitter.com/9S9sFruLfo
— Italy in Brazil (@ItalyinBrazil) February 1, 2022
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Segundo comunicado, pelo acordo, "cada empresa desenvolverá e fornecerá capacidades fundamentais nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para uma e-cidade conectada, além de contribuir de forma eficiente para trazer mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos em suas atividades cotidianas, além de fornecer produtos e serviços que impulsionem a expertise da indústria brasileira".
A parceria ainda tem como objetivo identificar possíveis cidades cuja implantação de tecnologias do tipo podem ser implementadas, para que elas se tornem "laboratórios vivos" para as aplicações.
O acordo permite que seja oferecida uma "gama completa de serviços eletrônicos" e digitais financeiros.
Além disso, para as empresas e edifícios públicos, haverá a "disseminação do conceito de eficiência energética" com o objetivo de oferecer "soluções sustentáveis e inovadoras".
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, ressaltou que a "cooperação técnica vai apoiar o governo do estado com estudo e propostas de modelo de cidades inteligentes, seguras e resilientes".
"Este projeto será extremamente benéfico para o nosso estado à medida que vai proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses", acrescentou Castro.
O vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole, reforçou a importância das parcerias para o desenvolvimento de projetos de transformação digital no Brasil.
"Ao aliar conectividade com a oportunidade de oferecer serviços integrados, que contribuem para o desenvolvimento das cidades e da indústria nacional, estamos dando mais um passo para a transformação digital que precisamos e beneficiando principalmente a população. Nossa expectativa é que a parceria que fechamos hoje com o governo do Rio de Janeiro para viabilizar novas soluções de IoT seja um grande exemplo do que podemos oferecer e proporcionar a outras cidades e estados", pontuou Girasole.
Já o country manager da Enel Brasil, Nicola Cotugno, ressaltou que a empresa está "trabalhando fortemente para avançar na eletrificação do consumo e oferecer soluções sustentáveis que contribuam para reduzir as emissões de gás carbônico em todos os países em que atuamos".
"A parceria com o governo do Rio de Janeiro, a Tim e a Leonardo fortalecem a estratégia da Enel X no Brasil, ampliando a capacidade de atuação da companhia, principalmente, no mercado de mobilidade elétrica e eficiência energética no Estado", acrescentou.
Para o diretor internacional de Marketing & Campanhas Estratégicas e vice-presidente da Leonardo na América Latina, Francesco Moliterni, "a realização de Smart Cities seguras, a partir de uma visão integrada do contexto urbano, é uma das áreas em que a Leonardo quer dar uma contribuição decisiva, em benefício dos cidadãos do Brasil e do mundo".
"Para um desenvolvimento sustentável e digital do ambiente urbano é fundamental que as cidades sejam gerenciadas por novos modelos e soluções tecnológicas avançadas, como a plataforma X-2030 da Leonardo, que integra dados de fontes e sensores heterogêneos para garantir segurança, proteção ambiental, mobilidade flexível e eficiência na gestão de energia", destacou ainda.