Um avião desaparecido da Segunda Guerra Mundial foi encontrado em uma área remota do Himalaia na Índia quase 80 anos depois de seu acidente após uma busca complicada.
A nave de transporte Curtiss C-46 "Commando", que decolou de Kunming (sul da China) ,voava com 13 pessoas a bordo quando desapareceu em meio a uma tempestade no montanhoso estado Arunachal Pradesh na primeira semana de 1945.
"Nunca mais se ouviu falar desse avião. Simplesmente desapareceu", explicou Clayton Kuhles, um aventureiro americano que liderou a missão após um pedido do filho de uma das vítimas do acidente.
A expedição durou meses, nos quais Kuhles e uma equipe de guias locais atravessaram rios que lhes cobriam até o peito e acamparam em meio a temperaturas glaciais.
Por fim, a equipe encontrou o avião em uma montanha coberta de neve no mês passado e foi capaz de identificar a fuselagem pelo número na cauda do avião.
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O C-46 tinha capacidade de transportar grandes quantidades de suprimentos para aeródromos remotos e despreparados como este, "em algum lugar na China". (Arquivo Nacional) |
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Um C-46 enfrenta seu desafio mais famoso, a rota "Hump" pelo Himalaia entre a Índia e a China. (Arquivo Nacional) |
Na nave não havia restos humanos. Bill Scherer, o filho órfão que pediu a missão, disse estar "feliz só por saber onde está" seu pai. "É triste, mas alegre", disse em um e-mail à AFP enviado de Nova York.
"Cresci sem pai. Tudo no que penso é na minha pobre mãe, recebendo um telegrama e descobrindo que meu pai está desaparecido e ela tendo que ficar comigo, um bebê de 13 meses", acrescentou. Centenas de aviões militares americanos desapareceram em operações na Índia, China e Mianmar durante a Segunda Guerra Mundial, seja pelos ataques das forças japonesas ou pelas condições climatológicas.
Nota Defesanet:
O Curtiss C-46 "Commando" é uma aeronave bimotora de transporte militar originalmente derivada de um projeto de avião comercial de alta altitude. Foi utilizado como transporte militar durante a Segunda Guerra Mundial pelo Força Aérea Americana, assim como diversas outras forças aéreas.
O C-46 serviu como um papel semelhante ao seu homólogo, o Douglas C-47 Skytrain, mas não foi tão largamente produzido. Após a Segunda Guerra Mundial, poucas aeronaves excedentes C-46 foram brevemente utilizadas, na sua função original, como aviões comerciais de passageiros, mas a oferta excessiva de C-47s dominaram o mercado.
O C-46 em breve foi relegado ao seriviço de carga. O tipo continuou em serviço na força aérea americana em um papel secundário até 1968. No entanto, o C-46 continuaram em funcionamento como transporte de carga rústico em locais remotos, com a sua vida útil estendida até o século XXI.
O Curtiss 'CW-20' foi inicialmente concebido em 1937 por George A. Page Jr., projetista chefe da Curtiss-Wright.
O CW-20 visava introduzir um novo padrão em pressurização de cabine de aviões. Ele tinha uma fuselagem patenteada, normalmente chamada de "dupla-bolha", que permitia para melhor resistir à pressão diferencial em altas altitudes.