AnalisiDifesa
Itália
O Ministro da Defesada Itália Lorenzo Guerini e o Ministro da Defesa do Brasil Walter Souza Braga Netto assinaram uma carta de intenções para fortalecer a cooperação no setor de defesa, no dia 21 de dezembro, por meio de videoconferência.
O Ministro Guerini sublinhou mais um passo em direção a "uma cooperação já sólida e concreta que poderá encontrar novas oportunidades de desenvolvimento no âmbito de uma possível parceria estratégica de médio longo prazo".
Particular referência foi feita às indústrias italianas do setor que estão presentes no Brasil, compondo o parque industrial do país, que representam uma excelente oportunidade para o desenvolvimento futuro da capacidade industrial da Defesa Brasileira.
Ministro da Defesa da Itália Lorenzo Guerini
Além dos caças ítalo-brasileiros AMX, as Forças Armadas brasileiras empregam os veículos táticos protegidos LVM Lince e os blindados 6 × 6 VBTP-MR Guarani (desenvolvidos em conjunto pelo Exército Brasileiro e IVECO DV) e o Oto Mod 105 mm 56 canhões fornecidos às tropas pára-quedistas e infantaria leve, enquanto recentemente foram desenvolvidos acordos no campo de helicópteros e satélites com Leonardo e Thales Alenia Space .
Conforme sublinhado por um comunicado de imprensa do Ministério da Defesa italiano, a Carta de Intenções insere-se neste contexto, que "visa garantir a plena disponibilidade e a máxima colaboração governamental, também na modalidade Gov-to-Gov, na análise de soluções de qualidade. que podem ser apresentadas por nossas empresas do setor”.
O acordo deve fortalecer o papel das empresas italianas, especialmente Iveco DV e Leonardo dentro do Consórcio Iveco Oto Melara (CIO), tendo em vista o resultado da licitação para o Exército Brasileiro no âmbito do Programa VBC-CAV lançado em março de 2020.
Trata-se de um novo veículo blindado 8×8 equipado com canhão de 105 ou 120 mm a ser adquirido inicialmente em um lote de 98 unidades até 2026, para posteriormente ser ampliado para 221 unidades.
Clique na imagem para expandir
O blindado italiano Centauro II participa da competição da Viatura Blindada de Combate de Cavalaria (VBC Cav)
Uma encomenda que inclui também a viatura 8×8 Centauro II (já encomendada em 96 unidades mais 10 como opção pelo Exército Italiano ) e que deverá ser resolvida dentro de alguns meses com o anúncio do vencedor.
Durante a videoconferência entre Guerini e Braga Netto, também foram discutidas questões relativas ao quadro geopolítico internacional e ao contexto libanês em que Itália e Brasil desdobram contingentes de capacetes azuis dentro da missão da UNIFIL.
Matéria Relacionada
Nota do Ministério da Defesa do Brasil
Ministério da Defesa assina carta de intenções com Itália para fortalecer a BID