Laylla Santos
Na manhã ensolarada deste sábado (11), a Marinha do Brasil realizou a Cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha 2021. A solenidade ocorreu na sede da Escola Naval, na Ilha de Villegagnon, situada na capital fluminense, e foi prestigiada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.
Perfilados no gramado da instituição, 197 Formandos da Turma “Capitão de Fragata Luís Barroso Pereira” participaram do ritual da formatura e receberam as espadas, símbolo do oficialato. Entre eles, dois estrangeiros, oriundos da República de Cabo Verde e da República do Senegal. A Escola Naval é a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil.
Após a troca de platinas, o Ministro Braga Netto acompanhou o Presidente da República e o Comandante da Marinha na entrega das espadas, símbolo dos novos Guardas-Marinha, aos primeiros colocados dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes.
O Ministro da Defesa entregou o prêmio de honra ao mérito ao Guarda-Marinha Eduardo da Silva Bauer Guimarães. Trata-se de honraria concedida pela pasta com o objetivo de agraciar o Aspirante, primeiro colocado na classificação geral do ciclo escolar. Em seguida, os paraninfos da turma entregaram as espadas aos demais formandos.
A entrega das espadas foi acompanhada por sobrevoo de aeronave AF-1, do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha. Na cabine, pilotava um oficial formado pela Escola Naval. Por ocasião da solenidade, estavam fundeados ao largo da Ilha de Villegagnon, a Fragata Rademaker, o Navio-patrulha Oceânico Amazonas e o Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul.
O Presidente Jair Bolsonaro parabenizou os formandos pela conquista e destacou a dedicação dos militares. “Os momentos que vocês passaram aqui, ao longo de quatro anos, jamais serão esquecidos. É um trabalho difícil, mas que honra e enobrece a todos nós. Esse é o trabalho das nossas Forças Armadas”, concluiu.
Entre os familiares, estava Soraya Vianna, mãe do novo Guarda-Marinha Igor da Silva Vianna e do Capitão-Tenente Vinicius da Silva Vianna. No local, ela comentou a emoção da família ao ver mais um sonho realizado. “Meus filhos não são meus, meus filhos são do Brasil. É uma sensação inexplicável. Agradeço a Deus, à Marinha e a todos que contribuíram para isso”, disse.
A cerimônia foi encerrada com desfile do Grupamento Escolar em continência ao Chefe do Executivo. Com a saída das autoridades, os novos Guardas-Marinha confraternizaram-se e receberam os cumprimentos dos familiares e amigos presentes.
A solenidade foi prestigiada, ainda, pelas seguintes autoridades: Embaixador da República de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre D ?Oliveira; o Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior; o Ministro-Chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; Ex-ministro da Marinha; Ex-comandantes da Marinha; Ministros do Superior Tribunal Militar; Membros do Almirantado; entre outras autoridades e personalidades.
Fotos: Alexandre Manfrim/MD