Tenente Cristiane
Nessa sexta-feira (29/10), o Comando Aéreo Sul (V COMAR) celebrou seus 80 anos de história. Na ocasião, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) também comemorou seus 71 anos de existência. A solenidade ocorreu em Canoas (RS) e contou com a presença do Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade, acompanhado do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, que presidiu a solenidade. O Comandante do Comando Aéreo Sul, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Diretor do HACO, Coronel Médico Edison Cassio Aguirre de Souza; o Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Canoas, Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Adriano Ferreira Gazzo, dentre outros convidados, também prestigiaram a solenidade.
Na ocasião, ocorreu a entrega do Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e imposição de Medalha Militar por tempo de serviço, destinada a recompensar os bons serviços prestados por Oficiais e Praças à Aeronáutica.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Pedro Bambini e o Major-Brigadeiro do Ar Raul José Ferreira Dias também foram homenageados com lembranças por terem passado pelo Comando do V COMAR.
Durante o evento, o Cabo Heitor Tider, veterano de guerra de 100 anos de idade e conterrâneo do Rio Grande do Sul, também foi agraciado. Ele ingressou nas fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB) como soldado para representar a nação durante a campanha do Brasil na Itália e recebeu a Medalha "Mérito Heróis Alados do Brasil”, que objetiva preservar a memória histórica da atuação dos ex-combatentes e a defesa dos princípios de liberdade e da democracia.
Para o Comandante do V COMAR, Brigadeiro Bellintani, a data história está intrisincamente ligada à presença da Força Aérea na região Sul do País. "Em janeiro de 1941, a FAB era criada. Em outubro do mesmo ano, era criada a instituição militar atualmente denominada Comando Aéreo Sul.
A evolução da Organização acompanhou o próprio desenvolvimento da Força Aérea em todos os segmentos e manteve, ao longo de seus 80 anos, a mesma essência de exercer a representatividade do Comando da Aeronáutica e atuar na coordenação e supervisão de atividades no nível regional", declarou.
Para o Diretor do HACO, Coronel Aguirre, os 71 anos do Hospital se destacam pela implantação e o permanente aprimoramento de diversos sistemas para a gestão de saúde. “São 71 anos empenhados em salvar vidas, dedicados ao acolhimento e aos cuidados com pacientes, seja com o propósito da cura ou da preservação da vida, com saúde e qualidade, com seus profissionais agindo com perseverança, dedicação e empenho. Ao mesmo tempo em que a Força Aérea se reestrutura e se equipa com novos e modernos vetores, o Sistema de Saúde também se moderniza, tendo o HACO como grande protagonista neste processo”, disse.
Ao final das comemorações, a tropa, constituída pela Banda de Música da Base Aérea de Canoas, Guarda Bandeira, Grupamento de Bandeiras Históricas, Grupamento Armado do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas, do Primeiro e Segundo Grupamentos Misto da GUARNAE-CO, desfilou ao som das Canções “Primeiro Grupo de Aviação Embarcada” e “Canção do Expedicionário”.
Revista Comando Aéreo Sul 80 anos
Ainda, nessa sexta-feira (29), ocorreu o lançamento da Revista comemorativa aos 80 anos do V COMAR. O Brigadeiro Bellintani explica que o impresso tem o objetivo de divulgar e elucidar o novo funcionamento organizacional da Instituição com a base na recente Reestruturação executada. "Desta maneira, explicamos a missão de cada unidade militar subordinada e jurisdicionada sobre a nossa alçada", disse. Os textos foram elaborados por colaboradores da região Sul e objetivam preservar a memória da Organização Militar.
Plantio de 80 mudas de árvores
Também em alusão aos 80 anos do V COMAR, foi realizado, no dia 26, o plantio de 80 mudas de árvores. A ideia do evento nasceu em alusão às “Bodas de Carvalho”, árvore símbolo da celebração de casais que conviveram mais de 80 anos juntos com uma relação resistente, assim como o V COMAR, e maleável, pois passou por vários aprimoramentos até se solidificar como a representação do Comando da Aeronáutica no Sul do País.
As 80 mudas de árvores, das espécies nativas açoita-cavalo, araçazeiro, capororica, caroba, chal-chal, guajuvira, ipê-roxo, jaboticabeira, louro e tarumã, foram fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O local escolhido para o plantio foi a área verde situada atrás do Prédio do Comando do V COMAR, local onde, na década de 1930, encontrava-se a pista de pouso. As mudas de árvores foram todas numeradas e identificadas com o nome da espécie.
Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER, Tenente Daniela, Suboficial Dorneles, Soldados Felipe Mattos e Kleoson / V COMAR Video: Suboficial Nery / CECOMSAER