MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE GESTÃO DE PROGRAMAS DA MARINHA
Projeto “Navio de Apoio Antártico”
Marinha do Brasil seleciona a Melhor Oferta
A Marinha do Brasil (MB) informa que a proposta final do Consórcio “ESTALEIRO JURONG ARACRUZ LTDA. / SEMBCORP MARINE SPECIALISED SHIPBUILDING PTE. LTD.” foi selecionada como a Melhor Oferta (Best and Final Offer) no âmbito do Projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt).
O novo NApAnt irá substituir o NApOc “Ary Rongel” (H44), que, em função da sua elevada idade, se aproxima do final do seu Ciclo de Vida.
1 – O Processo de Seleção da Melhor Oferta
O processo de seleção conduzido pela MB baseou-se na expertise técnica e gerencial do seu pessoal e contou com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A escolha da melhor oferta para atender o Projeto “Navio de Apoio Antártico” teve início com a divulgação da Request for Proposal (RFP) nº 40005/2020-001, em 20 de maio de 2020, e baseou-se na aplicação de duas ferramentas de apoio à tomada de decisão: Análise Multicritério à Decisão (AMD) e Análise de Riscos.
A decisão da MB envolveu a análise de mais de 300 critérios distribuídos nas seguintes áreas: Desempenho do Navio, Modelo do Negócio Financeiro, Ciclo de Vida e Apoio Logístico Integrado, e Estratégia Construtiva.
O NApAnt terá as seguintes características básicas:
Deslocamento |
5.880 t |
Comprimento |
93,9 m |
Boca Moldada |
18,5 m |
Calado |
6,0 m |
Velocidade Econômica |
12 nós |
Autonomia |
70 dias |
Propulsão |
Diesel-Elétrica |
Geração de Energia |
3 Diesel Geradores de 4.416 kW cada |
Volume dos Porões |
1.964 m3 |
Hangar |
Para 2 aeronaves de porte médio |
2 – Do Conteúdo Local e a geração de empregos
O projeto vencedor alcançou, na fase de seleção, o Índice de Conteúdo Local superior a 60%, o qual será construído nas instalações do Estaleiro JURONG ARACRUZ LTDA, no Espírito Santo-ES.
O Projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico tem a previsão de gerar cerca de 500 a 600 empregos diretos e mais de 6.000 indiretos, mobilizando importante parcela da indústria naval brasileira e da base tecnológica nacional.
3 – A EMGEPRON e a formalização contratual
A negociação contratual com a futura Sociedade de Propósito Específico – SPE que será constituída pelo Consórcio, será conduzida pela Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON, na qualidade de Contratante do Projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico, e cumprirá os devidos trâmites legais, bem como observará as condições estipuladas na RFP nº 40005/2020-001, visando à assinatura do contrato no prazo mais breve possível.
A entrega do navio à MB é prevista para 2025.