Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet
Fotos DefesaNet
Localizado na Rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre, o prédio que abriga o Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS), foi construído em 1867 e sediou o Arsenal de Guerra da Província, instituição que supriu o Exército Brasileiro durante a Campanha da Tríplice Aliança.
O Museu foi aberto, em 24 de maio de 1999, com a missão de pesquisar, preservar e conservar o acervo referente à atuação do Exército na região sul do país, bem como a sua inserção na comunidade local.
O acervo é composto por peças utilizadas desde o período colonial, durante a ocupação do território sul brasileiro, até os dias atuais. São seis mil itens entre viaturas, carros blindados e de combate, canhões, obuseiros, morteiros, armamento leve, uniformes, equipamentos, fotografias, documentos e tantas outras preciosidades históricas.
O MMCMS iniciou em maio de 2020 a revitalização completa do Museu. Os trabalhos contemplaram a troca do telhado, pintura do piso e das paredes internas e externas, restauração de itens do acervo, modernização e abertura de novos ambientes, como o Espaço Educativo para crianças e a inclusão de peças históricas como o Renault FT-17, primeiro blindado empregado pelo Exército Brasileiro, há 100 anos.
O Museu Militar do Comando Militar do Sul é reconhecido pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro, cadastrado no Sistema Estadual de Museus e sua sede encontra-se dentro do roteiro histórico e cultural da cidade de Porto Alegre.
Na manhã de 07 de Julho de 2021, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, junto com o Comandante Militar do Sul Gen Ex Valério Stumpf, e o diretor do MMCMS Cel Inf Ílio Araujo de Oliveira Júnior e o Cel R1 Estigarríbia inauguraram a nova fase do Museu Militar do Comando Militar do Sul.
Na agenda de sua primeira visita ao CMS, o General Paulo Sérgio participou, da inauguração da nova fase do Museu, junto com membros da sua comitiva, entre estes: Gen Ex Freitas (COOTER), Gen Ex Amaro (EME) e Gen Ex Novaes (DEC).
Por ser muito antigo, o museu precisava de uma revitalização, que durou do início da pandemia até esta semana. O telhado foi trocado, o piso foi pintado e as paredes internas e externas, restauradas. Foi criado um Espaço Educativo para crianças e incluídas centenas de peças históricas, como um blindado com 100 anos de idade. O museu recebe em média 150 estudantes por dia e está aberto das 10h às 17h, de terças-feiras a domingos.
Em primeiro plano Carro de Combate Leopard 1
O Comandante do Exército Gen Ex Paulo Sérgio e do CMS Gen Ex Valério Stumpf com Jarbas Giuliani Filho e Ricardo Moojen Nácul, A partir das sujestões deles o MMCMS foi implantado, em 1999.
Dietor do Museu Militar do CMS Cel Inf Ílio Inf Ílio Araújo de Oliveira Júnior