A 19ª Reunião sobre Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID) ocorreu nesta terça e quarta-feira (29 e 30), no Centro Experimental Aramar, da Marinha, em Sorocaba, São Paulo. Realizado anualmente, o encontro conta com autoridades do Ministério da Defesa, das Forças Singulares e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Na ocasião, as autoridades da Defesa discutiram a gestão de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação avaliados como interoperáveis e integradores, ou seja, que promovem a interoperabilidade-técnica de comando e controle entre as Forças Armadas e possuem a participação ou o interesse de mais de uma Força Singular.
Tais projetos visam superar os gargalos tecnológicos, atingir autonomia no campo da ciência e tecnologia e fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID). O presidente da REPID é o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Marcos Rosas Degaut Pontes. Em discurso, ele reforçou que o Ministério busca continuamente o aumento da autonomia tecnológica e da prontidão das Forças Armadas. Além disso, empenha-se em “contribuir com aumento da inovação, do crescimento, maior geração de emprego e renda e com o desenvolvimento socioeconômico da sociedade brasileira”, disse ele.
Neste ano, a Marinha é a Força Singular anfitriã da REPID, que escolheu o Centro Experimental Aramar para sediar o evento. Na abertura, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Força Naval, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, destacou a atuação em tecnologia e inovação da Marinha.
“Temos a capacidade de projetar e construir reatores modulares, que proporcionam uma série de benefícios, não só para a defesa, como para a sociedade”, pontuou. A organização militar abriga o Programa Nuclear da Marinha.
As ações demandadas pela parceria entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também foram tratadas da REPID. Esta união tem por propósito a busca por soluções científico-tecnológicas que ampliem o fomento e a contribuição da participação da Base Industrial de Defesa e da indústria nacional no desenvolvimento de produtos de defesa.
A REPID tem o objetivo de atualizar sobre a situação dos projetos em andamento. Além disso, também aborda a submissão de novos projetos e o compartilhamento de informações entre cada uma destas instituições com o Ministério da Defesa.
É coordenada pelo Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito. Participaram do evento o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; e o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Guido Amim Naves; e demais autoridades.