O Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) realizou, hoje (6), cerimônia militar em comemoração aos 60 anos da Comunicação Social na Marinha, com lançamento da nova logomarca da Força.
O evento, restrito em virtude da pandemia de Covid-19, foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e contou com a presença dos ex-Diretores Almirante de Esquadra Claudio Portugal de Viveiros e Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha, entre outras autoridades, e de uma representação de militares da tripulação.
Durante a leitura da Ordem do Dia alusiva à data, o Diretor do CCSM, Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, destacou o papel estratégico da comunicação social, ao desenvolver relacionamentos, promover parcerias e divulgar continuamente as tarefas realizadas pela Marinha e parabenizou os que contribuíram com a evolução da Comunicação Social na Força.
“Ao celebrarmos esta efeméride, congratulamo-nos com todos os militares, veteranos e servidores civis, de ontem, hoje e sempre, em especial, aqueles que exerceram ou exercem funções na área de comunicação social. O trabalho diuturno e incansável, com profissionalismo e competência, deságua, como elemento tangível, no elevado índice de confiança que a Marinha desfruta junto à sociedade brasileira”, pontuou.
Após a apresentação de um vídeo institucional com breve resumo dos avanços e realizações ao longo das seis últimas décadas, foi lançada a nova logomarca da Marinha. A nova representação visual, escolhida a partir de uma enquete, se somará à tradicional coroa naval, impulsionando a comunicação estratégica da Força como alternativa moderna para públicos de interesse específicos, representando uma oxigenação da marca e aproximando a Marinha ainda mais da sociedade brasileira.
Entre os presentes na cerimônia estavam representantes da imprensa nacional, de instituições de ensino superior de Brasília e o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Brasil).
Histórico
O Serviço de Relações Públicas da Marinha foi criado em 5 de abril de 1961, visando incrementar, de forma sistemática, o relacionamento da Força com a sociedade. A evolução e o adensamento do ambiente informacional fizeram com que a Alta Administração Naval decidisse, em 2006, alterar a denominação do Serviço para Centro de Comunicação Social da Marinha. Atualmente, o CCSM possui sedes em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).